Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/28593
Title: Vivência materna com o filho prematuro: refletindo sobre as dificuldades desse cuidado
Authors: Souza, Nilba Lima de
Araujo, Ana Cristina Pinheiro Fernandes
Costa, Íris do Céu Clara
Medeiros Junior, Antônio
Accioly Junior, Horácio
Keywords: Nascimento Prematuro;Recém-Nascido de Baixo Peso;Comportamento Materno;Pesquisa Qualitativa;Tecnologia da Informação
Issue Date: 2010
Citation: SOUZA, Nilba Lima de. et al. Vivência materna com o filho prematuro: refletindo sobre as dificuldades desse cuidado. REME. Revista Mineira de Enfermagem, v. 14, p. 159-165, 2010. ISSN 2316-9389. Disponível em: http://www.reme.org.br/artigo/detalhes/101. Acesso em: 20 abr. 2018.
Portuguese Abstract: Este é um estudo qualitativo, realizado com 28 mulheres, no qual se utilizou o grupo focal. O objetivo foi analisar as vivências maternas com o recém-nascido prematuro durante a hospitalização em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e nos primeiros dias após a alta hospitalar. Os relatos foram submetidos ao software ALCESTE, que possibilitou a categorização dos dados, permitindo compreender significados, sentimentos e dificuldades enfrentadas pelas mães durante o internamento do filho na UTIN e no seguimento pós-alta, o que revelou a relação entre esses momentos, especialmente no que se refere às falhas no processo de comunicação entre as mães e a equipe de saúde. Os achados apontam que a prematuridade precisa ser trabalhada como um fenômeno que requer atenção à família, sobretudo à mãe, favorecendo estratégias para o enfrentamento dessa realidade desde o momento do parto, na hospitalização do filho na UTIN e, posteriormente, no seguimento domiciliar.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28593
ISSN: 2316-9389
Appears in Collections:CCS - DENF - Artigos Publicados em Periódicos
CCS - DOD - Artigos publicados em periódicos
CCS - DSC - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VivenciaMaternaComOFilhoPrematuro_2010.pdf537.59 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.