Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/28641
Título: Abordando as relações CTS e a sustentabilidade no ensino de química: uma proposta de sequência didática a partir do tema biogás
Autor(es): Macedo, Francisca Liliane de
Orientador: Dantas, Josivânia Marisa
Palavras-chave: CTS;Sequência didática;Biogás
Data do documento: 27-Jul-2014
Referência: MACEDO, Francisca Liliane de. Abordando as relações CTS e a sustentabilidade no ensino de química: uma proposta de sequência didática a partir do tema biogás. 2014. 122f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Resumo: O uso de temas sociais no ensino de química tem aumentado nos últimos anos, bem como a compreensão de questões que envolvem Ciência, Tecnologia e Sociedade, além dos aspectos ambientais. Neste trabalho é apresentada uma pesquisa desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Médio Severino Gregório Dantas, uma escola do campo, localizada no município paraibano de Picuí. O Objetivo geral deste trabalho foi elaborar uma sequência didática para o ensino de química que permitisse trabalhar o tema biogás e o conceito de sustentabilidade a partir do referencial teórico CTS. A intervenção aconteceu em uma turma da segunda série do ensino médio com a participação de 18 alunos. A pesquisa fez uso de questionários, como instrumento para a coleta de dados e foi realizada em quatro etapas. Na primeira etapa foram analisados os livros aprovados pelo MEC no PNLD/2012 quanto à abordagem do tema biogás. A segunda etapa foi baseada na aplicação de dois questionários cuja finalidade foi investigar as concepções dos alunos sobre as relações CTS e outro com o objetivo de identificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre temas ambientais. A terceira etapa consistiu na elaboração e aplicação da sequência didática. E na quarta etapa foi realizada a avaliação da sequência didática. A partir dos resultados obtidos pode-se verificar que dos cinco livros analisados apenas um não aborda o tema biogás e que as obras Química Cidadã e Ser Protagonista abordavam os conteúdos em estreita relação com aspectos ambientais, sociais e econômicos. Verificou-se ainda que nenhum dos livros apresentou experimentos para abordagem do tema. Com relação às concepções dos estudantes sobre as relações CTS pode-se verificar que estes apresentam ideias positivistas com relação a ciência e a tecnologia e com relação aos temas ambientas poucos alunos conheciam o tema. A partir da avaliação do material didático pode-se observar que os estudantes participantes expressaram aprovação quanto às atividades propostas, principalmente, quanto à abordagem trazida no experimento. Dos aspectos que emergiram durante o processo de investigação destacamos as dificuldades dos alunos em participar dos debates.
Abstract: El uso de temas sociales en la química de enseñanza ha aumentado en los últimos años, así como las cuestiones que involucran la comprensión de Ciencia, Tecnología y Sociedad, además de los aspectos ambientales. En este trabajo se presenta un estudio desarrollado en la Escuela Superior Severino Gregory Dantas, un campo de la escuela, ubicada en el municipio de Paraiba Picui. El objetivo general de este estudio fue desarrollar una secuencia de instrucción para la química de enseñanza que permita que el tema funcione biogás y el concepto de sostenibilidad de la CTS teórico. La intervención se llevó a cabo en una clase de segundo año de la escuela secundaria con la participación de 18 estudiantes. La investigación utilizó cuestionarios como herramienta de recolección de datos y se realizó en cuatro pasos. En la primera etapa se analizaron los libros aprobados por el MEC en PNLD / 2012 en relación con el enfoque de los sujetos de biogás. La segunda etapa se basa en la aplicación de dos cuestionarios cuyo propósito era investigar las concepciones acerca de la CTS y otras relaciones con el objetivo de identificar a los estudiantes de los conocimientos previos de los estudiantes acerca de los problemas ambientales. El tercer paso consistió en el desarrollo y aplicación de la secuencia instruccional. Y se llevó a cabo la cuarta etapa de la evaluación de la secuencia instruccional. De los resultados obtenidos se puede observar que los cinco libros analizados sólo uno no se ocupa de los temas de biogás y las obras Ciudadanos Química y Ser Protagonista abordado de cerca el contenido de los aspectos ambientales, sociales y económicos. También se encontró que ninguno de los libros presenta experimentos para abordar el tema. Con respecto a las concepciones de los estudiantes sobre las relaciones CTS pueden verificar que estos presentes ideas positivistas en cuanto la ciencia y la tecnología y con respecto a los temas ambientas pocos estudiantes conocían el tema. A partir de la evaluación del material didáctico se puede observar que los estudiantes participantes manifestaron su conformidad con respecto a las actividades propuestas, principalmente sobre el enfoque puesto en el experimento. De los aspectos que surgieron durante el proceso de la investigación ponen de relieve las dificultades que enfrentan los estudiantes participar en los debates.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28641
Aparece nas coleções:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AbordandorelacoesCTS_Macedo_2014.pdf2,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons