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Título: Dimensões da experiência turística memorável no conteúdo gerado pelos usuários: um estudo com turistas argentinos que visitaram o destino Natal (Brasil)
Título(s) alternativo(s): Dimensions of the memorable tourist experience in user generated content: a study with argentine tourists who visited destination Natal (Brazil)
Autor(es): Bolzán, Ricardo Ernesto
Orientador: Mendes Filho, Luiz Augusto Machado
Palavras-chave: Experiência turística memorável;Conteúdo gerado pelos usuários;Turistas argentinos;Destino Natal
Data do documento: 19-Fev-2020
Referência: BOLZÁN, Ricardo Ernesto. Dimensões da experiência turística memorável no conteúdo gerado pelos usuários: um estudo com turistas argentinos que visitaram o destino Natal (Brasil). 2020. 180f. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
Resumo: No intuito de compreender a vivência do turista, a experiência turística emerge como um construto-chave para o Campo dos Estudos em Turismo, imerso em meio a debates acadêmicos incessantes entre as perspectivas das Ciências Humanas e Sociais e as de Marketing e Administração. A busca de um consenso sobre as dimensões e fases do constructo em questão se torna complexa pela sua carga subjetiva e a diversidade de olhares. Por outro lado, o conteúdo gerado pelos usuários na Internet (CGU), além de influenciar as decisões dos turistas, também se apresenta como um caminho para reconstruir a experiência turística memorável (ETM). A Argentina representou o principal mercado emissor de turistas internacionais para o destino Natal desde o ano de 2013. Por isso, a presente pesquisa objetiva analisar as dimensões da ETM de argentinos que visitaram o destino Natal (Brasil) refletidas no CGU desses visitantes. Para isso, apresenta-se uma pesquisa de tipo exploratório e descritivo, desde a ótica do turista argentino refletida no CGU publicado na comunidade virtual TripAdvisor, complementada por uma revisão sistematizada de literatura internacional. A análise dos dados se sustenta numa postura hermenêutica-interpretativa e uma abordagem de métodos mistos, tanto quantitativa quanto qualitativa, sobre as dimensões da ETM de um modo geral e a partir de quatro aspectos específicos extraídos das fases da viagem turística: deslocamento, acomodação, alimentação e atividades no destino. Aplicaram-se técnicas de análise de conteúdo e análise de discurso com apoio de software para pesquisa, com uma amostragem total de 1.450 comentários de viagem online. Entre os resultados da análise se observa um predomínio da qualidade percebida enquanto dimensão emergente, e da dimensão estética. A contemplação da paisagem e do ambiente conforma um elemento relevante. A tendência na percepção sobre a experiência apresenta uma polarização alta entre os turistas argentinos, os quais se interessam por participar de processos de cocriação da experiência turística com outros turistas. A experiência gastronômica é a que apresenta a melhor avaliação entre os turistas argentinos, em contraposição à experiência de deslocamento. Buenos Aires se destaca como a principal região emissora dos turistas argentinos que publicaram sua experiência sobre o destino Natal. Conclui-se que é possível identificar dimensões cognitivo-afetivas da ETM no CGU, e que a ETM dos turistas argentinos que visitaram o destino Natal se caracteriza por ser emocionalmente positiva e com uma participação passiva, baseada em valores fundamentalmente estéticos, hedonistas e de consumo. Enquanto contribuição teórica, a presente dissertação oferece uma melhor compreensão sobre a natureza da experiência turística e das dimensões cognitivo-afetivas da ETM na viagem turística. O estudo também explora epistemologicamente diferentes correntes teóricas sobre a experiência turística, co-criada entre os atores do sistema turístico. Propõe-se um marco teórico-metodológico desde uma perspectiva de Small Data baseada em aspectos, apresentando implicações práticas para o destino obter um conhecimento denso e aprofundado sobre a experiência dos turistas argentinos e, assim, melhorar as políticas de planejamento e gestão do turismo receptivo internacional.
Abstract: In the eagerness to understand the tourist experience, that construct emerges as a key concept for the Field of Tourism Studies, immersed in the middle of incessant academic debates between the perspectives of the Human and Social Sciences and those from Marketing and Management. The search for a consensus on the dimensions and phases of the mentioned construct becomes complex due to its subjective load and the diversity of gazes. On the other hand, besides influencing tourists’ decision-making process, user-generated content on the Internet (UGC) is also a pathway to reconstruct the memorable tourist experience (MTE). Since 2013, Argentina has represented the main international outbound tourists’ market for the destination Natal. Therefore, this research aims to analyze the dimensions of the MTE of Argentines who visited the destination Natal (Brazil) reflected in the UGC published by those visitors. To achieve that, an exploratory and descriptive research is presented from the argentine tourist’s perspective reflected in UGC published in the virtual community TripAdvisor, complemented with a systematized review of international literature. Data analysis is based on a hermeneutic-interpretive mixed-methods approach, both quantitative and qualitative, about the MTE dimensions in a general way and focusing on four specific aspects during the tourist trip: displacement, accommodation, gastronomy and on-site activities. Both content and discourse analyses were applied, with the support of research software, on a total sample of 1.450 online travel reviews. Among the results of the analysis, there is a predominance of perceived quality as an emerging dimension, and of the aesthetic dimension. Contemplation of the landscape and the environment is a relevant element. The trend in the perception of experience presents a high polarization among tourists among Argentine tourists, who are interested in participating in the processes of co-creation of the tourist experience with other tourists. The gastronomic experience presents the best evaluation among Argentine tourists, as opposed to the experience of displacement. Buenos Aires stands out as the main outbound region of Argentine tourists who publish their experience about destination Natal. We conclude that it is possible to identify cognitiveaffective dimensions of the MTE in UGC, and that the MTE of argentine tourists who visited destination Natal is emotionally positive and with a passive participation, based mainly on aesthetic, hedonist and consumption-based values. Regarding the theoretical contributions, the present dissertation offers an enhanced comprehension of the nature of the tourist experience and the cognitive-affective dimensions of the MTE throughout the tourist journey. The study also epistemologically explores different theoretical perspectives about the tourist experience, co-created among the actors of the tourism system. A theoretical-methodological framework is proposed from an aspect-based Small Data perspective, with practical implications for the destination in order to obtain a thick and deep knowledge about the Argentine tourists experience and, thus, to improve the international incoming tourism politics, planning and management.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28724
Aparece nas coleções:PPGT - Mestrado em Turismo

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