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Título: Proposta de ampliação da visibilidade e do acesso à produção acadêmica da Escola de Governo da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte
Autor(es): Araújo, Leonardo dos Santos
Orientador: Vechiato, Fernando Luiz
Palavras-chave: Produção acadêmica-visibilidade;Produção acadêmica-acesso;Escolas do Legislativo;Gestão da informação e do conhecimento
Data do documento: 11-Dez-2019
Referência: ARAÚJO, Leonardo dos Santos. Proposta de ampliação da visibilidade e do acesso à produção acadêmica da Escola de Governo da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. 2019. 224f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Resumo: A sociedade, em toda a sua história, buscou preencher suas lacunas informacionais com o objetivo de compreender os ambientes que vivem, resolver seus problemas, e criar produtos e serviços. Contudo, consciente da carência quanto a esse aspecto, ela passou a demandar, de forma crescente, informações das diferentes fontes e ambientes informacionais existentes. Concomitantemente, essa sociedade passou a exigir uma Administração Pública cada vez mais eficiente, eficaz e efetiva. A maior visibilidade e facilidade de acesso à informação e ao conhecimento tornaram-se aliados importantes do Estado no processo de melhoria de seus serviços e, consequentemente, de atendimento das requisições da sociedade. Entretanto, muitas vezes ocorre desses recursos não estarem disponíveis para a sociedade e para o Poder Público. Diante desse cenário, eleva-se como imprescindível desenvolver estudos que promovam a aproximação entre as pessoas, as organizações, as informações e os conhecimentos explícitos no Poder Legislativo, especificamente, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo principal investigar e propor possíveis soluções que proporcionem maiores visibilidade e acesso à informação e ao conhecimento desenvolvido e inclusos nas produções acadêmicas da Escola da Assembleia, especificamente dos trabalhos de conclusão de curso de pós-graduação lato sensu, buscando a disseminação desses que estão desconhecidos ou conhecidos, porém inacessíveis. Para atingir a finalidade proposta, a investigação, de abordagem qualitativa, utilizou a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e o estudo de caso como métodos de investigação. Foram definidos, como instrumentos de coleta de dados, a pesquisa documental, o questionário e a entrevista. A análise dos dados foi realizada mediante a utilização da metodologia de análise de conteúdo e de técnicas como a análise categorial e a triangulação de dados. Como resultado da investigação, entendeu-se que o desenvolvimento de bibliotecas digitais para a Assembleia e para o Poder Legislativo, bem como a extensão do Projeto LexML, são soluções viáveis para as ampliações da visibilidade e do acesso às informações e aos conhecimentos tão intrínsecos desse Poder e, consequentemente, para o seu fortalecimento. Conclui-se, dessa forma, que o objetivo geral e os específicos foram atingidos, à medida que as soluções construídas e propostas responderam à questão norteadora da pesquisa. Além disso, evidenciou-se que a integração das fontes de informação digital, alinhadas e somadas a outras ações, é imprescindível para o Poder Legislativo diante da necessidade de superar desafios que já se lançam e de novos que com certeza surgirão. Demandas legislativas sobre biotecnologia, transporte autônomo, nanotecnologia, inteligência artificial, criptomoedas, e tantos outros assuntos da sociedade moderna, exigirão cada vez mais o conhecimento dos agentes públicos, das unidades que atuam e das organizações desse Poder nos diferentes âmbitos.
Abstract: Society has attempted to fill its informational gaps over the years in order to understand the environments, solve their problems, and create products and services. However, it began to increasingly demand information from different sources and existing informational environments, and required a more efficient, efficacious and effective Public Administration. Visibility and access to information and knowledge have become state allies in the process of improving its services and, consequently, meeting the requirements of society, however these resources are not always available to society and the Government, so it is essential to develop studies that promote the approximation between people, organizations, information and explicit knowledge in the legislative branch, specifically in the Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. In this sense, this research aims to investigate and propose possible solutions that provide greater visibility and access to information and knowledge developed that are part of the academic productions of the Escola da Assembleia, specifically the completion of postgraduate course, seeking the dissemination of those who are unknown or known but inaccessible. To achieve the proposed goal, a qualitative research used bibliographic research, documentary research and case study as research methods. Data collection instruments were documentary research, questionnaire and interview. Data analysis was performed using content analysis methodology and techniques such as categorical analysis and data triangulation. The investigation achieved that the development of digital libraries for the Assembleia and the legislative branch, as well as the extension of the Projeto LexML, are viable solutions for increasing visibility and access to information and knowledge related to this branch. Thus, it is concluded that the general and specific objectives were reached, as the solutions built and proposed answered the guiding question of the research. In addition, it was evidenced that the integration of digital information sources added to other actions is essential for the legislative branch in view of the need to overcome challenges that are already being launched and new ones that are sure to emerge. Legislative demands about biotechnology, autonomous transport, nanotechnology, artificial intelligence, cryptocurrencies, and so many other issues of modern society will increasingly require the knowledge of public officials, the units they operate, and the organizations of this power in the different fields.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28761
Aparece nas coleções:PPGCI - Mestrado Profissional em Ciência da Informação

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