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Título: Atlas escolar municipal de Rio do Fogo: instrumento didático para o estudo da linguagem cartográfica
Autor(es): Vieira, Joária de Araújo
Orientador: Vital, Saulo Roberto de Oliveira
Palavras-chave: Alfabetização cartográfica;Ensino de Geografia;Lugar;Rio do Fogo/RN
Data do documento: 12-Dez-2019
Referência: VIEIRA, Joária de Araújo. Atlas escolar municipal de Rio do Fogo: instrumento didático para o estudo da linguagem cartográfica. 2019. 110f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Resumo: O presente trabalho tem como temática o estudo da linguagem e alfabetização cartográfica, com o objetivo de produzir um Atlas Municipal Escolar de Rio do Fogo (RN), para proporcionar aos estudantes e professores do Ensino Fundamental, subsídios para o estudo do lugar. Essa problemática surge da necessidade encontrada no município de obter materiais com aporte teórico-metodológico que contribuíssem para o desenvolvimento de atividades na sala de aula do referido ano, na disciplina de Geografia. Uma vez que nesta etapa os alunos fazem o estudo do município, porém o livro didático aborda conteúdos de regiões, fora de sua realidade. Este estudo contribuirá para atingir as competências e habilidades propostas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e que os alunos deverão ter acesso, conforme cada faixa etária, contemplando unidades temáticas: o sujeito e o seu lugar no mundo, formas de representação e pensamento espacial. Nesse contexto, perpassa o aprofundamento de conteúdos, que, a partir do local, serão base para o entendimento global. A investigação partiu de pesquisa bibliográfica, análise documental e observação na sala de aula dos professores, da Escola Municipal Maria Paiva e Silva, onde foram identificados os materiais utilizados pela referida escola. Com esta proposta podemos potencializar os conteúdos estudados, explorando a cartografia e assim contribuir para o estudo geográfico do município, realizando um mapeamento de Rio do Fogo/RN, desenvolvendo por meio da alfabetização cartográfica, o processo de aprendizagem da cartografia como linguagem. Assim como fundamentação teórica, foi realizada pesquisa bibliográfica, acerca das categorias geográficas como lugar, cotidiano, município, cidade; alfabetização cartográfica e ensino de geografia; entre as referências utilizadas temos: Almeida (1989), Almeida; Passini (2010), Callai (2005 e 2010), Cavalcanti (1998 e 2008), Costella (2012), Gomes (1996), Guerrero (2012), Kaercher (2003 e 2007), Libaneo (2002), Lima (2010), Lopes (1991), Passini (2012), Martinelli (2009), Santos (1978), Tuan (2013). Os resultados obtidos foram positivos, culminou com a produção de um produto: Atlas Municipal Escolar de Rio do Fogo/RN, na perspectiva de sua utilização pelo referido município assim como material a ser proposto para outros lugares, evidenciando que o Programa de Pós-graduação, GEOPROF, contribui para a base educacional dos profissionais da educação, que trabalham diretamente em sala de aula. Contribuição esta que é o produto final desde mestrado profissional.
Abstract: The present work has as its theme the study of language and cartographic literacy, with the objective of producing a Municipal School Atlas of Rio do Fogo (RN), to provide students and teachers of elementary education, subsidies for the study of the place. This problem arises from the need found in the municipality to obtain materials with theoretical and methodological input that would contribute to the development of activities in the classroom of that year, in the discipline of Geography. Since at this stage students do the study of the municipality, however the textbook addresses content from regions, outside of their reality. This study will contribute to achieve the competencies and skills proposed by the BNCC (National Common Curricular Base) and that students should have access, according to each age group, contemplating thematic units: the subject and his place in the world, forms of representation and spatial thinking . In this context, it goes through the deepening of contents, which, from the place, will be the basis for global understanding. The investigation started from bibliographic research, document analysis and observation in the teachers' classroom, from the Municipal School Maria Paiva e Silva, where the materials used by the school were identified. With this proposal we can enhance the contents studied, exploring cartography and thus contribute to the geographic study of the municipality, making a mapping of Rio do Fogo / RN, developing through cartographic literacy, the process of learning cartography as a language. As well as reasoning theoretical, bibliographic research was carried out on geographical categories such as place, daily life, municipality, city; cartographic literacy and geography teaching; among the references used we have: Almeida (1989), Almeida; Passini (2010), Callai (2005 and 2010), Cavalcanti (1998 and 2008), Costella (2012), Gomes (1996), Guerrero (2012), Kaercher (2003 and 2007), Libaneo (2002), Lima (2010) , Lopes (1991), Passini (2012), Martinelli (2009), Santos (1978), Tuan (2013). The results obtained were positive, culminating in the production of a product: Atlas Municipal Escolar de Rio do Fogo / RN, in the perspective of its use by the said municipality as well as material to be proposed for other places, showing that the Graduate Program , GEOPROF, contributes to the educational base of education professionals, who work directly in the classroom. This contribution is the final product of the professional master's degree.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28957
Aparece nas coleções:GEOPROF - Mestrado Profissional em Geografia

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