Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/29145
Título: (Trans)passando os muros do preconceito e adentrando a universidade: uma análise das políticas para pessoas trans* dentro das instituições públicas de ensino superior do Rio Grande do Norte
Autor(es): Souza, Emilly Mel Fernandes de
Orientador: Paiva, Ilana Lemos de
Palavras-chave: Pessoas trans;Políticas;Universidade pública;Demandas
Data do documento: 30-Out-2019
Referência: SOUZA, Emilly Mel Fernandes de. (Trans)passando os muros do preconceito e adentrando a universidade: uma análise das políticas para pessoas trans* dentro das instituições públicas de ensino superior do Rio Grande do Norte. 2019. 170f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Resumo: Na atualidade, a discussão sobre as questões trans vem recebendo ampla visibilidade em vista a vulnerabilidade social à qual este grupo está submetido. O termo “pessoa trans” seria a forma popular pela qual são conhecidas as pessoas travestis e transexuais e que são tratados/as coletivamente como parte do grupo de transgêneros. As pessoas trans, tem sido ao longo da história, excluídas de diversos espaços, dentre eles, o da educação, sendo a transfobia, que é o ódio e aversão às pessoas trans, o principal vetor que ocasiona essas exclusões. Porém, mesmo diante de um contexto alarmante de vulnerabilidade social, as pessoas trans chegaram ao ensino superior e, isso foi facilitado por uma série de resoluções que garantiam o direito ao nome social e, consequentemente, o respeito também à autoidentificação de gênero na educação em diversos níveis. Essa pesquisa, de natureza qualitativa, ancorada no referencial teórico do Transfeminismo, aliada junto à discussão de diversos autores e autoras trans, dos quais os conceitos de cisgeneridade e transfobia são centrais, procurou compreender como se deu as políticas de acesso e permanência das pessoas trans nas Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) do Rio Grande do Norte (RN), e consequente a isso, quais eram as demandas desse segmento nas IPES. Para realizar esse objetivo a pesquisa foi feita em três etapas: 1) Uma análise documental, para verificar e identificar se existem políticas em IPES de nosso estado que são voltadas à demanda da população trans; 2) Entrevistas semi-estruturadas para identificar, através das falas dos colaboradores de pesquisa, quais são as suas demandas ao chegarem às IPES e 3) Uma triangulação dos dados onde o resultado da análise mais as entrevistas foram triangulados com história da autora da pesquisa. Participaram desse estudo 8 pessoas trans das 4 IPES do estado do RN. As análises e interpretações foram inspiradas na Análise de conteúdo de Bardin onde três eixos temáticos foram sistematizados a partir das transcrições das entrevistas. A partir desses três eixos temáticos percebe-se o quanto a presença de pessoas trans no espaço universitário é marcada por fissuras, demandas e (trans)formações. Quanto aos resultados, amparados nos eixos, observamos: a) Que apesar de todos e todas serem trans, há diferenças e semelhanças entre as vivências trans no espaço acadêmico e estas são perpassadas por diversas intersecções; b) Que as pessoas trans apresentam demandas diferenciadas, para além das colocadas pelas IPES, indo de demandas corpóreas até subsídios materiais, sugerindo também a necessidade de cotas; e c) Corpos trans são inventivos, pois são pessoas que agenciam a si mesmos e (trans)eformam o espaço acadêmico em que estão transformando suas lutas em políticas concretas. Por fim, esta pesquisa abre caminhos para pensar e defender as demandas e os corpos trans nas IPES, servindo de subsídio para pensar quais políticas poderiam ser mais eficazes para garantir não só o acesso, mas também a permanência de pessoas trans nesse espaço.
Abstract: At present, the discussion on trans issues has received wide visibility in view of the social vulnerability to which this group is subjected. The term “trans person” would be the popular form in which transvestite and transgender people are known and are collectively treated as part of the transgender group. Trans people have, throughout history, been excluded from various spaces, including education, with transphobia, which is hatred and aversion to trans people, the main vector that causes these exclusions. However, even in the face of an alarming context of social vulnerability, transgender people have reached higher education, and this has been facilitated by a series of resolutions guaranteeing the right to the social name and, consequently, respect for gender self-identification in higher education. several levels. This qualitative research, anchored in the theoretical framework of Transfeminism, together with the discussion of several trans authors, of which the concepts of cisgenerity and transphobia are central, sought to understand how the policies of access and permanence of trans people occurred in Rio Grande do Norte (RN) Public Higher Education Institutions (IPES), and consequently, what were the demands of this segment in the IPES. To accomplish this goal the research was done in three steps: 1) A documentary analysis, to verify and identify if there are policies in IPES of our state that are focused on the demand of the trans population; 2) Semi-structured interviews to identify, through the speeches of the research collaborators, what their demands are when they arrive at the IPES and 3) A triangulation of the data where the result of the analysis plus the interviews were triangulated with the research author's story. Participated in this study 8 trans people from 4 IPES of the state of RN, The analyzes and interpretations were inspired by Bardin's Content Analysis where three thematic axes were systematized from the transcripts of the interviews. From these three thematic axes, we can see how the presence of trans people in the university space is marked by cracks, demands and (trans) formations. Regarding the results, supported by the axes, we observe: a) That although all and all are trans, there are differences and similarities between trans experiences in the academic space and these are permeated by various intersections; b) That transgender people present differentiated demands, in addition to those placed by IPES, ranging from corporeal demands to material subsidies, also suggesting the need for quotas; and c) Trans bodies are inventive because they are self-governing people and (trans) shape the academic space in which they are turning their struggles into concrete policies. Finally, this research opens the way to think and defend the demands and trans bodies in IPES, serving as a subsidy to think which policies could be more effective to guarantee not only the access, but also the permanence of trans people in this space.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29145
Aparece nas coleções:PPGPSI - Mestrado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Transpassandomurospreconceito_Souza_2019.pdf2,73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.