Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/29233
Título: O corpo e as danças populares paraenses no espetáculo "Dançares Amazônicos", do Balé Folclórico da Amazônia: reflexões simbólicas e culturais para a Educação Física
Autor(es): Guzzo Júnior, Carlos Cristiano Espedito
Orientador: Medeiros, Rosie Marie Nascimento de
Palavras-chave: Corpo;Cultura;Balé Folclórico da Amazônia e Educação Física
Data do documento: 12-Mar-2020
Referência: GUZZO JÚNIOR, Carlos Cristiano Espedito. O corpo e as danças populares paraenses no espetáculo "Dançares Amazônicos", do Balé Folclórico da Amazônia: reflexões simbólicas e culturais para a Educação Física. 2020. 154f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
Resumo: Este trabalho lança o olhar para as danças populares paraenses no intuito de revelar sentidos e significados simbólicos e culturais para a Educação Física, sob a perspectiva de um corpo sensível que produz reflexões a partir de gestos, linguagens e emoções, pautando a percepção do meu olhar e do olhar do outro como fonte subjetiva de conhecimento próximo da realidade vivida acerca dessas danças, buscando ampliar as possibilidade de conhecimento cultural. Objetivou-se, nesta pesquisa, apresentar, contribuir e ampliar o conhecimento das reflexões sobre o corpo na Educação Física e refletir sobre o mesmo em seus aspectos culturais e simbólicos nas manifestações dançantes paraenses. A pesquisa se origina de uma inquietação a essas expressões artísticas que enfoquem uma percepção sobre os corpos no mundo e sobre o mundo vivido, contribuindo para a busca de outras coordenadas epistemológicas ampliando sobre corpo e cultura para a Educação Física. Destarte, para o desenvolvimento do trabalho, tem-se, como base metodológica, um estudo qualitativo a partir das concepções do método fenomenológico de Maurice Merleau-Ponty, por entender que o filósofo não se limita a conceitos fechados, e, a partir dessas reflexões, construir horizontes, diálogos e discussões acerca das mediações entre corpo, estética e cultura popular e como se manifestam as danças aqui abordadas, como fenômeno incorporado no corpo paraense a partir de um espetáculo. Neste estudo, tomamos como referência a apresentação do grupo Balé Folclórico da Amazônia, no espetáculo Dançares Amazônicos, propondo ampliar os conceitos a partir da análise do espetáculo de algumas cenas, além dos vários tipos de registros, como vídeos, letras das músicas, figurinos, fotos, entrevistas, dando uma dinâmica que liga os diferentes símbolos, ajudando-nos a refletir sobre o significado desse corpo, dessa cultura e dos símbolos para a Educação Física. Assim, são apresentadas as considerações finais, compreendendo os contornos do agir do corpo como cultura e que exigem um olhar para objetos de investigação que os contextualizem em suas mais variadas dimensões, permitindo, assim, ressignificar as danças analisadas, naquilo em que, por vezes, pode ser contraditório quando o todo determina e é determinado pelas experiências singulares, entendendo-se as diferentes danças culturais como um campo de conhecimento interdisciplinar e dinâmico, tornando-se promissoras ao promover o desenvolvimento simbologias exploradas neste estudo.
Abstract: This work takes a look at the popular dances of Pará in order to reveal symbolic and cultural meanings and meanings for Physical Education, from the perspective of a sensitive body that produces reflections from gestures, languages and emotions, guiding the perception of my gaze and looking at the other as a subjective source of knowledge close to the reality experienced about these dances, seeking to expand the possibilities of cultural knowledge. The objective of this research was to present, contribute and expand the knowledge of reflections on the body in Physical Education and reflect on it in its cultural and symbolic aspects in the dance manifestations of Pará. The research originates from a concern for these artistic expressions that focus on a perception about bodies in the world and about the lived world, contributing to the search for other epistemological coordinates expanding on body and culture for Physical Education. Thus, for the development of the work, a qualitative study is based on a qualitative study based on the conceptions of the phenomenological method of Maurice Merleau-Ponty, as he understands that the philosopher is not limited to closed concepts, and, based on these reflections , build horizons, dialogues and discussions about the mediations between body, aesthetics and popular culture and how the dances addressed here are manifested, as a phenomenon incorporated in the paraense body from a show. In this study, we take as reference the presentation of the group Balé Folclórico da Amazônia, in the show Dançares Amazônico, proposing to expand the concepts from the analysis of the spectacle of some scenes, in addition to the various types of records, such as videos, lyrics, consuetude, photos, interviews, giving a dynamic that links the different symbols, helping us to reflect on the meaning of this body, culture and symbols for Physical Education. So, the final considerations are presented, understanding the contours of the body's action as culture and that demand a look at objects of investigation that contextualize them in their most varied dimensions, thus allowing to re-signify the analyzed dances, in what, at times , it can be contradictory when the whole determines and is determined by singular experiences, understanding the different cultural dances as an interdisciplinary and dynamic field of knowledge, becoming promising when promoting the development of symbologies explored in this study.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29233
Aparece nas coleções:PPGEF - Mestrado em Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Corpodancaspopulares_GuzzoJunior_2020.pdf3,34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.