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Título: Um estudo da produção escrita do gênero textual crônica no 9º ano do ensino fundamental
Autor(es): Oliveira, Edvanilson de
Orientador: Medeiros, Maria Assunção Silva
Palavras-chave: Gêneros textuais;Crônica;Sequência didática;Produção textual e ensino
Data do documento: 11-Out-2019
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: OLIVEIRA, Edvanilson de. Um estudo da produção escrita do gênero textual crônica no 9º ano do ensino fundamental. 2019. 172f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Resumo: O trabalho com a escrita tem sido cada vez mais difícil em nossas escolas. Nossos alunos, em sua maioria, são oriundos de famílias menos favorecidas e vivem em ambientes com pouco, ou sem nenhum incentivo à leitura, como também à escrita. Esse motivo dificulta o trabalho em sala de aula, pois o desestímulo é bastante presente, razão pela qual encontram dificuldades na aquisição da linguagem a partir destas atividades escolares. Diante disso, entendemos que é a escola a principal instância educacional na qual podemos proporcionar meios para que esses alunos possam minimizar essas dificuldades. Nosso objetivo principal foi analisar categorias como a organização textual e a progressão temática em textos escritos, produzidos pelos alunos do 9º ano do EF de uma escola municipal de Tenente Laurentino. Para isso, fizemos um estudo dessa produção com o gênero textual crônica, através da aplicação de Sequência Didática (SD). Assim, para consecução deste propósito determinamos como objetivos específicos que nortearam o percurso analítico: verificar a organização estrutural e a progressão temática nos textos escritos pelos alunos; identificar as dificuldades dos alunos na escrita de textos do gênero crônica; reconhecer os resultados do desempenho dos alunos alcançados a partir da Sequência Didática. Com relação à metodologia, optamos por uma pesquisa-ação, com uma abordagem qualitativa de base descritiva. Para desenvolvermos esse trabalho, tomamos como referência os estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) através da aplicação de Sequência Didática; Dionne, sobre pesquisa-ação (2007); Thiollent (1988) e Moreira (2006) com base na pesquisa qualitativa; Bakhtin (2003) e a Escola de Genebra, para entendermos melhor sobre gêneros discursivos; para a análise dos textos dos alunos optamos pela terminologia „gêneros textuais‟ a partir dos estudos de Marcuschi (2008). Desse modo, durante o processo da produção final vimos que, diferentemente da produção inicial, os alunos apresentaram maior domínio e facilidade ao escrever. Isso resultou numa coletânea de textos, no gênero crônica que denominamos de “Caderno de crônicas: narrando o cotidiano”.
Abstract: Writing has been increasingly difficult in our schools. Most of our students come from disadvantaged families and live in environments with little or no incentive to reading, as well as writing. This reason makes it difficult to work in the classroom, as discouragement is very present, which is why they encounter difficulties in language acquisition from these school activities. Therefore, we understand that the school is the main educational institution in which we can provide the means for these students to minimize these difficulties. Our main objective was to analyze categories such as textual organization and thematic progression in written texts, produced by students of the 9th year of EF at a municipal school in Tenente Laurentino. For that, we made a study of this production with the chronic textual genre, through the application of Didactic Sequence (SD). Thus, to achieve this purpose, we have determined as specific objectives that guided the analytical path: to verify the structural organization and thematic progression in the texts written by the students; identify students' difficulties in writing chronicle texts; recognize the results of student performance achieved from the Didactic Sequence. Regarding the methodology, we opted for an action research, with a qualitative approach with a descriptive basis. To develop this work, we take as a reference the studies of Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004) through the application of Didactic Sequence; Dionne, on action research (2007); Thiollent (1988) and Moreira (2006) based on qualitative research; Bakhtin (2003) and the Geneva School, to better understand discursive genres; for the analysis of the students' texts, we chose the terminology 'textual genres' based on Marcuschi's studies (2008). Thus, during the final production process, we saw that, unlike the initial production, students showed greater mastery and ease in writing. This resulted in a collection of texts, in the chronicle genre that we call “Notebook of chronicles: narrating the everyday”.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29560
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - CN - Mestrado Profissional em Letras

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