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dc.contributor.advisorNóbrega, Terezinha Petrúcia da-
dc.contributor.authorLopes, Raphael Ramos de Oliveira-
dc.date.accessioned2020-07-20T22:57:05Z-
dc.date.available2020-07-20T22:57:05Z-
dc.date.issued2020-02-28-
dc.identifier.citationLOPES, Raphael Ramos de Oliveira. CINEDUC: reflexões fenomenológicas entre corpo, cinema e educação. 2020. 260f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29685-
dc.description.abstractCinema transfigures the world of subjects through phenomenological education.. This thesis is confirmed by the creation of the Cineduc Project: Body, Phenomenology and Education, which differentiates the perception of young high school teenagers, presenting films about youth culture. The research aims to understand cinema as a phenomenon capable of broadening the horizons of educational understanding, through phenomenological education, from the eyes of young Protagonists of CINEDUC; in addition, we also aim to investigate how the empathic experience of these subjects in the cinematic experience can contribute to the aesthetic and sensitive understanding of looking and seeing, , identifying the elements related to the body's intentionality. The phenomenological attitude of the philosopher Merleau-Ponty appears as a methodological contribution of this study, with imaginative variation as a strategy of phenomenological reduction. Data analysis was performed using a previously prepared research script. In it, students were asked about how the sensations raised in the film touched them, as well as how the images, scenes and perceptions arising from the experience of cinema relate to their daily lives. The thematic notions of the research were: Lived experience, Intentionality of conscience and The phenomenological education. The phenomenological education proposed by the look of the Protagonists of CINEDUC corresponds to a communion of bodies, sensations, affections. The thesis that cinema transfigures the world of subjects through phenomenological education runs, above all, through the understanding of being-inthe-world, of the body as a protagonist who tensions towards the world and others to build, recreate themselves if. Finally, a phenomenological education is also an intercorporeal education; an intentional education, since films demand that the viewer elaborate the meaning, that it opens the space for his own transformation and his relationship with the world.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectFenomenologiapt_BR
dc.subjectEducação fenomenológicapt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectMerleau-Pontypt_BR
dc.titleCINEDUC: reflexões fenomenológicas entre corpo, cinema e educaçãopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOpt_BR
dc.contributor.referees1Zimmermann, Ana Cristina-
dc.contributor.referees2Melo, José Pereira de-
dc.contributor.referees3Porpino, Karenine de Oliveira-
dc.contributor.referees4Silva, Luiz Arthur Nunes da-
dc.contributor.referees5Viana, Raimundo Nonato Assunção-
dc.description.resumoO cinema transfigura o mundo dos sujeitos por meio da educação fenomenológica. Essa tese se confirma a partir da criação do Projeto Cineduc: Corpo, Fenomenologia e Educação, que diferencia a percepção de jovens adolescentes do ensino médio, apresentando filmes sobre a cultura jovem. A pesquisa visa compreender o cinema como um fenômeno capaz de ampliar os horizontes da compreensão educacional, por meio de uma educação fenomenológica, a partir dos olhares dos jovens Protagonistas do CINEDUC; além disso, objetivamos também investigar como a experiência empática desses sujeitos na experiência do cinema pode contribuir para a compreensão estética de sua experiência vivida, identificando os elementos relacionados à intencionalidade do corpo. A atitude fenomenológica do filósofo Merleau-Ponty surge como aporte metodológico desse estudo, tendo a variação imaginativa como estratégia da redução fenomenológica. A análise dos dados foi feita por meio de um roteiro de pesquisa previamente elaborado. Nele, os estudantes foram perguntados sobre como as sensações suscitadas no filme os tocou, além de como as imagens, as cenas e as percepções advindas da experiência do cinema se relaciona com o seu contexto vivido. As noções temáticas da pesquisa foram: A experiência vivida, a Intencionalidade da consciência e a Educação Fenomenológica. A educação fenomenológica proposta pelo olhar dos Protagonistas do CINEDUC corresponde a uma comunhão de corpos, sensações, afetos, de modo que a tese de que o cinema transfigura o mundo dos sujeitos por meio da educação fenomenológica perpassa, sobremaneira, pela compreensão de ser-no-mundo, do corpo como um protagonista que se tensiona em direção ao mundo e aos outros para se construir, recriar-se. Por fim, uma educação fenomenológica é também uma educação intercorpórea; uma educação intencional, pois os filmes exigem que o espectador elabore o sentido, que abra o espaço para a sua própria transformação e de sua relação com o mundo.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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