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Título: Imagem corporativa de instituições bancárias: uma proposta de escala para sua mensuração
Título(s) alternativo(s): Corporate image of banking institutions: a proposal for your measurement scale
Autor(es): Hékis, Hélio Roberto
Vasconcelos, Claudio Ruy Portela de
Paulino, Raissa Dalia
Martins, Silvana Dias
Palavras-chave: Análise Fatorial Exploratória;Imagem Corporativa;Instituições Financeiras;Elaboração de Escalas
Data do documento: 2014
Editor: Universidade Nove de Julho – UNINOVE
Referência: HÉKIS, H. R.; VASCONCELOS, C. R. P.; PAULINO, R. D.; MARTINS, S. D.. Imagem corporativa de instituições bancárias: uma proposta de escala para sua mensuração. REMark. Revista Brasileira de Marketing, v. 13, p. 19-35, 2014. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=remark&page=article&op=view&path[]=12053. Acesso em: 12 ago. 2020. https://doi.org/10.5585/remark.v13i5.2517
Resumo: A imagem funciona como elemento de mediação simbólica entre a organização e seus stakeholders, tendo sua influência reconhecida como fator de avaliação global, notadamente quando a distinção baseada em atributos concretos de diferentes ofertas se torna particularmente difícil de ser elaborada por esses grupos com os quais a organização interage. Neste sentido, este estudo tem como objetivo a elaboração de uma escala para medir a imagem corporativa de uma agência do Banco do Brasil S.A. A pesquisa se caracteriza como quantitativa. Para alcance dos objetivos estipulados foram definidos os seguintes procedimentos metodológicos: (i) análise exploratória de dados, por meio de estatística descritiva e análise fatorial exploratória, para identificar as variáveis latentes do modelo; e, (ii) análise da fiabilidade da escala (Alfa de Cronbach). Como resutados, foi possível perceber o relevante impacto que a dimensão “segurança” causa na determinação da imagem bancária da Agência Esperança, do Banco do Brasil S.A. Como conclusões, verificou-se que a escala de imagem corporativa bancária é revelada a partir de um conjunto de associações: 20 (vinte) variáveis agrupadas em cinco dimensões (segurança, contato pessoal, serviços oferecidos, identidade e política de financiamento)
Abstract: The image works like element of symbolic mediation between the organization and its stakeholders, having recognized its influence as a factor in overall evaluation, notably when the distinction based on specific attributes of different offerings becomes particularly difficult to be prepared for these audiences. Thus, this study has the objective to develop a scale to measure the corporate image of an agency of Banco do Brasil S.A. The research is characterized as quantitative. For achievement of goals stipulated were set the following methodological procedures: (i) exploratory data analysis through descriptive statistics and exploratory factor analysis, to identify the underlying variables of the model; (ii) analysis of the reliability of the scale (Cronbach's alpha). As results, it was possible to realize the important impact that the dimension “security” in the determination of the Agency's Bank image, of Banco do Brasil S.A. As conclusions, it was emerged that the Bank's corporate image is revealed from a set of bindings: 20 (twenty) variables grouped into five dimensions (safety, personal contact, services offered, identity and funding policy)
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29826
ISSN: 2177-5184
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