Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30055
Título: Jogos cooperativos enquanto intervenção pedagógica: relato de experiência a partir da unidade temática jogos e brincadeiras
Autor(es): Pinto, Alex de Freitas
Orientador: Dias, Maria Aparecida
Palavras-chave: Educação Física;Jogos cooperativos;Jogos e brincadeiras
Data do documento: 27-Mai-2020
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: PINTO, Alex de Freitas. Jogos cooperativos enquanto intervenção pedagógica: relato de experiência a partir da unidade temática jogos e brincadeiras. 2020. 89f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
Resumo: A Educação Física teve significativos avanços a partir da redemocratização do Brasil, na década de 1980, desenvolvendo diversas abordagens e teorias como a Desenvolvimentista, Interacionista-Construtivista, Crítico Superadora, Crítico Emancipatória, Psicomotricidade, Humanista e Jogos Cooperativos. O presente estudo tem como objetivo analisar as aulas de Educação Física planejadas, tendo como foco os jogos cooperativos enquanto intervenção pedagógica na unidade temática jogos e brincadeiras. A pesquisa tem um caráter qualitativodescritivo, com característica de um relato de experiência, a partir da aplicação de 6 aulas, com o foco nos jogos cooperativos, realizadas em uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental II, pertencente a uma escola da Rede Pública do Município de Fortaleza. Os participantes da pesquisa são 35 alunos regularmente matriculados na referida série. O instrumento utilizado na pesquisa foi o diário de campo, preenchido a cada aula de Educação Física, em um período de intervenção de 6 aulas. O estudo trouxe como resultados os diálogos a partir do relato de experiência, o que possibilitou refletir a nossa ação docente e a participação dos alunos na construção de uma proposta pedagógica voltada para educação como direito, que tenha na ação docente/discentes a cooperação, inclusão e fraternidade, mesmo diante de toda a complexidade de questões educacionais presentes no nosso cotidiano escolar. Foi possível compreender os jogos e brincadeiras como manifestação cultural, discutir as “brincadeiras violentas”, refletir os conflitos que surgiram ao longo das aulas com as possíveis soluções e debater sobre a questão de gênero. Concluímos que a pesquisa fomentada pelo Mestrado Profissional proporcionou, através da metodologia dos jogos cooperativos, identificar as potencialidades docente/discente, tendo as aulas contribuído para a geração de novos objetos de conhecimento. Logo, todo o caminho percorrido com compromisso foi a partir da minha atuação pedagógica, trazendo desdobramentos da construção do conhecimento com um ganho social para escola e a sociedade, que espera uma educação de qualidade como direito, bem como, instiga a possibilidade da continuidade de estudos com base na cooperação como um instrumento de aprendizagem dentro do contexto escolar.
Abstract: Physical Education has made significant advances since the redemocratization of Brazil in the 1980s, developing several approaches and theories such as Developmentalist, Interactionist-Constructivist, Critical Overcoming, Critical Emancipatory, Psychomotricity, Humanist and Cooperative Games. This study aims to analyze the planned Physical Education classes, focusing on cooperative games as a pedagogical intervention in the thematic unit games and games. The research has a qualitative-descriptive character, with the characteristic of an experience report, from the application of 6 classes, with a focus on cooperative games, carried out in a class of the 6th year of Elementary School, belonging to a school in Public Network of the Municipality of Fortaleza. The research participants are 35 students regularly enrolled in that series. The instrument used in the research was the field diary, filled in for each Physical Education class, in an intervention period of 6 classes. The study resulted in dialogues based on the experience report, which made it possible to reflect our teaching action and the participation of students in the construction of a pedagogical proposal aimed at education as a right, which includes cooperation, inclusion in the teaching/ student action and fraternity, even in the face of all the complexity of educational issues present in our school routine. It was possible to understand the games and popular games as a cultural manifestation, to discuss the “violent games”, to reflect the conflicts that arose during the classes with the possible solutions and to debate about the gender issue. We conclude that the research promoted by the Programa Profissional de Mestrado provided, through the methodology of cooperative games, the identification of the teaching/student potential, with the classes contributing to the generation of new objects of knowledge. Therefore, the entire path traveled with commitment was based on my pedagogical performance, bringing developments in the construction of knowledge with a social gain for school and society, which expects quality education as a right, as well as instigating the possibility of continuity of studies based on cooperation as a learning tool within the school context.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/30055
Aparece nas coleções:PPEFRN - Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jogoscooperativosintervencao_Pinto_2020.pdf1,88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.