Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30061
Title: Metodologia de ensino do futsal na Educação Física escolar: uma proposta baseada nos jogos táticos por compreensão
Authors: Oliveira, Edilson Medeiros de
Advisor: Oliveira, Marcio Romeu Ribas de
Keywords: Futsal;Educação Física;Jogos táticos
Issue Date: 29-May-2020
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: OLIVEIRA, Edilson Medeiros de. Metodologia de ensino do futsal na Educação Física escolar: uma proposta baseada nos jogos táticos por compreensão. 2020. 155f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
Portuguese Abstract: O futsal se caracteriza por ser um dos esportes mais praticados e ensinados nas escolas. Essa grande adesão se deve a grande popularidade que possui na sociedade brasileira. Muitas são as metodologias utilizadas pelos docentes para o ensino deste esporte. Os jogos táticos por compreensão são um destes possíveis métodos de ensino deste conteúdo. O presente trabalho possui como objetivo analisar a aplicação de uma proposta de ensino do futsal baseada na metodologia dos jogos táticos por compreensão com estudantes do segundo ano do ensino médio. Este estudo é caracterizado como um relato reflexivo de caráter quali-quantitativo e de natureza descritiva. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram: a) proposta de avaliação do nível de conhecimento tático no futsal: uma referência para os esportes coletivos de autoria de Souza (1999) e b) diário de campo do professor. Foram ministradas doze aulas de futsal sob o método dos jogos táticos por compreensão em duas turmas de segundo ano do ensino médio, de uma escola pertencente a Rede Estadual de ensino do Ceará. A amostra foi composta por 26 alunos regularmente matriculados no referido ano. Com relação a aplicação da proposta de ensino, constatou-se que esta requer do docente um elevado nível de organização, conhecimento e adaptação para desenvolver o conhecimento tático declarativo e de tomada de decisão dos alunos, pois a intervenção do professor foi extremamente necessária. No que se refere ao nível de conhecimento tático declarativo e de tomada de decisões, verificou-se que os estudantes apresentaram um baixo nível de conhecimento inicial que foi elevado de maneira significativa após a intervenção proposta, pois a Turma A elevou 23% do conhecimento e a Turma B 22%. Em referência a participação dos alunos, estes demonstraram satisfação, entusiasmo e grande comprometimento na resolução dos jogos táticos, demonstrando insatisfação quando as aulas acabaram. Conclui-se que a proposta de ensino foi muito bem aceita pelos estudantes e elevou de maneira significativa o nível de conhecimento tático declarativo e de tomada de decisões no futsal dos alunos investigados.
Abstract: O Futsal is characterized by being one of the most practiced and taught sports in schools. This great adhesion is due to the great popularity it has in Brazilian society. There are many methodologies used by teachers to teach this sport. Tactical games by understanding are one of these possible methods of teaching this content. The present work aims to analyze the application of a proposal for teaching futsal based on the methodology of tactical games by understanding with students of the second year of high school. This study is characterized as a reflective report of quali-quantitative character and descriptive nature. The instruments used in the research were: a) proposal to evaluate the level of tactical knowledge in futsal: a reference for collective sports authored by Souza (1999) and b) teacher's field diary. Twelve futsal classes were taught under the method of tactical games by understanding in two second-year high school classes, from a school belonging to the State School Network of Ceará. The sample consisted of 26 students regularly enrolled in that year. Regarding the application of the teaching proposal, it was found that it requires a high level of organization, knowledge and adaptation from the teacher to develop the students' declarative and decision-making tactical knowledge, because the teacher's intervention was extremely necessary. With regard to the level of declarative tactical knowledge and decision-making, it was found that the students presented a low level of initial knowledge that was significantly elevated after the proposed intervention, as Class A increased 23% of the knowledge and Class B 22%.In reference to the participation of the students, they demonstrated satisfaction, enthusiasm and great commitment in the resolution of tactical games, showing dissatisfaction when the classes ended. It is concluded that the teaching proposal was very well accepted by the students and significantly increased the level of declarative tactical knowledge and decision-making in the futsal of the investigated students.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/30061
Appears in Collections:PPEFRN - Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Metodologiaensinofutsal_Oliveira_2020.pdf4.08 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.