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Title: A transcendência do direito à educação face à educação básica como direito
Authors: Souza, Yraguacy Araújo Almeida de
Advisor: Ramalho, Betânia Leite
Keywords: Educação;Direito à educação;Educação básica
Issue Date: 29-Feb-2020
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SOUZA, Yraguacy Araújo Almeida de. A transcendência do direito à educação face à educação básica como direito. 2020. 100f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
Portuguese Abstract: Crescemos e passamos nossas vidas escutando que a educação é um Direito e que é por meio dela que podemos melhorar nossa vida e alcançarmos a plena cidadania. É bem verdade que alguns conseguem driblar as dificuldades que caracterizam a sociedade brasileira e alcançar o sucesso. Essa conquista tem sido irrelevante quando se trata de cumprir o preceito legal da universalização do acesso, da inclusão e oferta de uma educação escolar com qualidade. Lograr essas prerrogativas é ter o direito à educação verdadeiramente institucionalizado. Esta investigação tem por objetivo analisar a representação dos professores pertencentes à Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte, da cidade de Natal, sobre o direito à educação face a educação básica como direito. A metodologia deste estudo, de natureza básica, pautou-se na abordagem qualitativa, com objetivo exploratório. Os sujeitos da pesquisa foram 53 professores pertencentes à 1ª Diretoria Regional de Educação e Cultura – DIREC – Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte, vinculada à Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC) – lócus analítico-investigativo deste estudo. A presente dissertação pautou-se nos seguintes referenciais teóricos: Cury (2002; 2008; 2010), Gatti (2014); Dourado e Oliveira (2009); Ramalho, Nuñéz e Gauthier (2003) e outros. No âmbito do direito à educação, marcos de referência nacionais e internacionais também apoiaram este estudo. A saber: UNESCO (1948; 1990; 1994; 1996; 2000; 2010, 2015a; 2015b), Brasil (1988; 1996; 2013; 2014), dentre outros. Como instrumento de coleta de dados, aplicamos - no primeiro semestre de 2018 – um questionário com questões sociodemográficas e abertas para identificar o corpo docente e compreender o entendimento deles sobre o direito à educação. No que tange aos dados sociodemográficos, dos 53 professores – de diferentes licenciaturas –, constatamos que: 74% deles estão com faixa etária entre 31 a 50 anos; 63% possuem de 05 a 20 anos de experiência como docentes; 81% dos docentes consultaram à constituição; os que mais consultaram a constituição federal foram os docentes na faixa dos 31 aos 50 anos. Como técnica de análise dos dados, utilizamos a análise textual discursiva. Do processo analítico-discursivo, emergiu uma grande categoria, relacionada ao direito à educação e dela surgiu duas subcategorias. A primeira subcategoria relacionou-se com o direito à educação como conceito e a segunda subcategoria, na educação básica como direito. Os principais resultados evidenciaram que: o entendimento dos professores sobre ter direito à educação consiste em se promover uma educação de qualidade, tendo-se uma boa infraestrutura, de modo a garantir o acesso e a permanência dos estudantes, desenvolvendo ações de ensino e de aprendizagem com professores qualificados; sobre o direito à educação básica, os professores compreenderam que ele é pautado pelo viés da educação de qualidade, devendo ser provido pelo Estado, de modo a promover a cidadania.. Por fim, esperamos que com esta pesquisa possamos contribuir para a área das Ciências Humanas, especialmente a da Educação, e para a evolução do pensamento educacional no que tange ao direito à educação.
Abstract: Crecemos y pasamos nuestras vidas escuchando que la educación es un Derecho y que es por medio de ella que conseguimos mejorar nuestra vida y alcanzar la plena ciudadanía. Es verdad que algunos consiguen regatear las dificultades que caracterizan la sociedad brasileña y alcanzar el suceso. Esa conquista tiene sido irrelevante cuando se trata de cumplir el precepto legal de la universalización del acceso, de la inclusión y oferta de una educación escolar con calidad. Lograr esas prerrogativas es tener el derecho a la educación verdaderamente institucionalizado. Esta investigación es oriunda de un estudio de caso y tuvo por objetivo analizar la prepresentación de los profesores pertenecientes a la Red Estadual de Educación del Rio Grande do Norte, de la ciudad de Natal, sobre el derecho a la educación ante la educación básica como derecho. La metodología del estudio, de naturaleza básica, utilizó el abordaje cualitativo, con objetivo exploratorio. Los sujetos de la investigación fueron 53 profesores pertenecientes a la 1ª Directoria Regional de Educación y Cultura – DIREC – de la Red Estadual de Educación del Rio Grande do Norte, vinculada a la Secretaría Estadual de la Educación, de la Cultura, del Deporte y del Lazer (SEEC) – locus analítico-investigativo del estudio. La presente tesis de maestría utilizó los siguientes teóricos para fundamentar el estudio: Cury (2002; 2008; 2010), Gatti (2014); Dourado y Oliveira (2009); Ramalho, Nuñéz y Gauthier (2003) y otros. El en ámbito del derecho a la educación, marcos de referencia nacionales e internacionales también apoyaran este estudio. A saber: A saber: UNESCO (1948; 1990; 1994; 1996; 2000; 2010; 2015a; 2015b), Brasil (1988; 1996; 2013; 2014), entre otros. Como instrumento de recopilación de datos, aplicamos – en el primero semestre de 2018 – una encuesta con preguntas sociodemográficas y abiertas para identificar el grupo de profesores y comprender el entendimiento de ellos sobre el derecho a la educación. En lo que se refiere a los datos sociodemográficos, de los 53 profesores – de diferentes cursos de formación de licenciatura en enseñanza –, constatamos que: a) 74% de ellos están con edad entre 31 hasta 51 años; b) 63% tienen de 05 hasta 20 años de experiencia como docentes; 81% de los profesores consultaran a la constitución; d) los que más hicieron consulta a la constitución federal fueron los docentes con edad en la faja de los 31 a los 50 años. Como técnica de análisis de datos, utilizamos el análisis textual discursivo. Del proceso analítico-discursivo, emergió una gran categoría, relacionada al derecho a la educación y de ella surgió dos subcategorías. La primera subcategoría se relacionó con el derecho a la educación como concepto y la segunda subcategoría, en la educación básica como derecho. Los principales hallazgos evidenciaron que: a) la comprensión de los profesores sobre tener derecho a la educación consiste en se promover una educación de calidad, teniéndose una buena infraestructura, de modo a garantizar el acceso y permanencia de los estudiantes, desarrollando acciones de enseñanza y de aprendizaje con docentes cualificados; b) sobre el derecho a la educación básica, los profesores comprendieron que él es considerado por el lado de la educación de calidad, teniendo que ser mantenido por el Estado, de modo a promover la ciudadanía. Al fin, esperamos que con esta investigación podremos contribuir para el área de las Ciencias Humanas, especialmente a la de Educación y para la evolución del pensamiento educativo en lo que se refiere a lo derecho a la educación.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/30077
Appears in Collections:PPGED - Mestrado em Educação

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