Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30451
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSampaio, Ana Tânia Lopes-
dc.contributor.authorNelson, Isabel Cristina Amaral de Sousa Rosso-
dc.contributor.authorCustódio, Débora Karla Sampaio Alves-
dc.contributor.authorBrito, Gustavo André Pereira de-
dc.date.accessioned2020-10-19T19:33:33Z-
dc.date.available2020-10-19T19:33:33Z-
dc.date.issued2016-11-
dc.identifier.citationSAMPAIO, Ana Tânia Lopes et al. A contribuição das práticas integrativas e complementares no processo de inclusão In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, 2., 2016. Campina Grande. Anais eletrônicos... Paraiba. Disponível em:<http://editorarealize.com.br/revistas/cintedi/anais.php>. Acesso em: 11 abr. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2359-2915-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30451-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPráticas Integrativas e Complementares em Saúdept_BR
dc.subjectEducação de Criançaspt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.titleA contribuição das práticas integrativas e complementares no processo de inclusãopt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.description.resumoTrata-se de um relato de experiência, que faz parte de uma pesquisa de campo iniciada em setembro do ano de 2015 realizada em um CEMEI do município de Natal/RN cujo foco principal é o de avaliar a utilização das Práticas Integrativas Complementares em Saúde como ferramentas facilitadoras para uma educação inclusiva, podendo destacar crianças com faixa etária entre 4 e 5 anos e seus respectivos educadores como protagonistas da pesquisa. Realizou-se uma pesquisa-ação existencial de cunho Interativo com aplicação metodológica qualitativa, apresentando duas categorias de análise: Práticas Corporais Transdisciplinares e as Vivências Lúdicas Integrativas. A educação está vinculada à formação do sujeito para a vida em toda a sua inteireza a educação inclusiva parte da necessidade de um processo de reestruturação nos âmbitos políticos, sociais e educacionais pautada na compreensão e respeito a diversidade, complexidade e singularidade do sujeito. As Práticas Integrativas e Complementares surgem como novas possibilidades para a vivência e consolidação da transdisciplinaridade, e internalização da educação como processo formativo, no qual professores e educandos, são compreendidos em sua especificidade e totalidade. Na educação inclusiva, mais especificamente, essas práticas são utilizadas como forma de aprimorar a percepção da criança sobre si e sobre o outro, respeitando as diferenças e a diversidade. Elas permitem que as mesmas se tornem sujeitos do processo formativo de maneira significativa e criativa, desenvolvendo a interação e integração social e o agir de maneira lúdica e reflexivapt_BR
Appears in Collections:CCS - DSC - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AContribuicaoDasPraticasIntegrativasEComplementares_2016.pdf264,44 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.