Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30508
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRibeiro, Raelma Medeiros Dantas-
dc.contributor.authorSilva, Sandro Damião Ribeiro da-
dc.contributor.authorSantos, Raquel Basílio dos-
dc.contributor.authorMelo, Magda Maria Pinheiro de-
dc.contributor.authorNúñez, Isauro Beltrán-
dc.date.accessioned2020-10-29T13:25:05Z-
dc.date.available2020-10-29T13:25:05Z-
dc.date.issued2020-04-03-
dc.identifier.citationRIBEIRO, R, M. D.; SILVA, S. D. R.; SANTOS, R. B.; MELO, M. M. P.; NÚÑEZ, I. B.. As representações de professores universitários sobre trajetória de sucesso acadêmico na universidade. Brazilian Journal of Development, v. 6, p. 17635-17648, 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/8471/7397. Acesso em: 16 out. 2020. DOI:10.34117/bjdv6n4-074pt_BR
dc.identifier.issn2525-8761-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30508-
dc.description.abstractGiven the scenario of high repetition and dropout rates in the Statistics, Physics, Mathematics and Chemistry Courses at the Center for Exact and Earth Sciences (CCET) at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN), this article aims to identify and characterize the representation of teachers about the academic success of the student in his career at the university. The study around the proposed theme requires the use of quantifiable data, in line with the theories or hypotheses of work, considering the importance of teachers' thinking as transforming agents in the teaching-learning process. In this sense, the study was carried out with 48 professors from the courses mentioned above. Such research is of a qualitative and quantitative nature, using a questionnaire of open and closed questions as a research tool. The analyzed responses refer to the question regarding the objective of this work. These responses were categorized and organized through Lexical and Content Analysis and the Word Cloud. From this study, it could be seen that, for teachers, academic success is linked to good use, mastery of content, skills and competences aimed at the professionpt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherBrazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdapt_BR
dc.subjectSucessopt_BR
dc.subjectTrajetória Acadêmicapt_BR
dc.subjectRepresentação dos Professorespt_BR
dc.titleAs representações de professores universitários sobre trajetória de sucesso acadêmico na universidadept_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doi10.34117/bjdv6n4-074-
dc.description.resumoDiante do cenário de alto índice de repetência e evasão nos Cursos de Estatística, Física, Matemática e Química do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), esse artigo objetivar identificar e caracterizar a representação dos professores sobre o sucesso acadêmico do estudante em sua trajetória na universidade. O estudo em torno da temática proposta requer a utilização de dados quantificáveis, em consonância com as teorias ou hipóteses de trabalho, considerando a importância que tem o pensamento dos professores enquanto agentes transformadores no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, o estudo foi realizado com 48 docentes dos cursos supracitados. Tal pesquisa é de natureza quali-quantitativa, utilizando como instrumento de pesquisa um questionário de perguntas abertas e fechadas. As respostas analisadas referem-se à pergunta relativa ao objetivo deste trabalho. Essas respostas foram categorizadas e organizadas através das Análises Lexical e de Conteúdo e da Nuvem de Palavras. A partir deste estudo, pôde-se constatar que, para os docentes, o sucesso acadêmico está atrelado ao bom aproveitamento, domínio do conteúdo, habilidades e competências voltadas à profissãopt_BR
Appears in Collections:CE - DPEC - Artigos publicados em periódicos
CT - DCIV - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AsRepresentaçõesProfessoresUniversitários_MELO.pdfArtigo452,36 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.