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Título: Política de Educação Permanente em Saúde no Brasil: a contribuição das Comissões Permanentes de Integração Ensino-Serviço
Autor(es): França, Tânia
Medeiros, Katia Rejane de
Belisario, Soraia Almeida
Garcia, Ana Cláudia
Pinto, Isabela Cardoso de Matos
Castro, Janete Lima de
Pierantoni, Célia Regina
Palavras-chave: Educação permanente em saúde;Comissão de integração ensino-serviço;Políticas públicas;Sistema Único de Saúde
Data do documento: Jun-2017
Referência: França, Tânia et al. Política de Educação Permanente em Saúde no Brasil: a contribuição das Comissões Permanentes de Integração Ensino-Serviço. Revista da Associação Brasileira de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 22, n. 6, jun. 2017. ISSN 1678-4561. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232017002601817&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 26 mar. 2018.
Resumo: O artigo analisa o papel das Comissões Permanentes de Integração Ensino-Serviço (CIES) na implementação da Politica de Educação Permanente em Saúde (EPS). Trata-se de estudo multicêntrico de abordagem qualiquantitativa que utilizou questionário on line autoaplicável e entrevista semiestruturada como técnica de coleta de dados. Os informantes chave foram os responsáveis pela Política de EPS das 27 Secretarias Estaduais de Saúde (SES) e 7 coordenadores das CIESs das cinco Regiões do Brasil. Os achados apontaram a existência de setor específico de EPS na maioria das SES; alta escolarização, experiência e vínculo estável dos gestores. Quanto às CIESs, constatou-se: existência na maioria dos estados; diversidade de seu processo de criação; composição plural; regularidade de reuniões; boa relação com instituições formadoras; dificuldades na utilização e manejo dos recursos destinados à EPS. O estudo apontou avanços demonstrando a importância dessas instâncias como espaços de negociação, pactuação e desenvolvimento da EPS. Contudo, desafios ainda precisam ser superados para que se consolidem os projetos nas SES fortalecendo a PNEPS.
Abstract: The article analyzes the role of Permanent Comissions of Education-Service Integration (CIES) in the implementation of Continuous Health Education (EPS) Policy. It is a multicenter qualitative-quantitative approach study using self-administered online questionnaire and semi-structured interviews as a data collection technique. The key informants were the responsible for EPS policy from the 27 State Health Secretariats (SES) and 07 CIES coordinators of the five Brazilian regions. The findings indicate the existence of EPS specific sector in most of SES with their managers having high education, experience and stable contract arrangement. Regarding CIES, it was noted: their existence in most states; diversity in their creation process; diversity in their composition; regular meetings; good relationship with educational institutions; difficulties in the use and management of resources for the EPS. The study pointed out advances, demonstrating the importance of these instances as spaces of negotiation, agreement and development of EPS. However, challenges still need to be overcome in order to consolidate projects in the SES and to strengthen the Continuous Health Education Policy.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30535
ISSN: 1678-4561
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