Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30682
Title: Sob a luz do cinema: uma experiência com a produção audiovisual no ensino de artes visuais na escola mediada pelo smartphone
Authors: Oliveira, José Jaildo da Silva
Keywords: Ensino de artes visuais;Audiovisual;Curta-metragem;Escola;Visual arts teaching;Audio-visual;Short film;School
Issue Date: 24-Sep-2020
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: OLIVEIRA, José Jaildo da Silva. Sob a luz do cinema: uma experiência com a produção audiovisual no ensino de artes visuais na escola mediada pelo smartphone. 2020. 150f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
Portuguese Abstract: Este trabalho tem como objeto de pesquisa a produção de filmes curtas-metragens mediada pelo uso do smartphone, no contexto das aulas do componente Arte. Apontamos como objetivo analisar a produção destes curtas-metragens feita pelos alunos do Ensino Médio, de modo aproximar os conteúdos curriculares do cotidiano deles. A experiência se deu com a participação de duas turmas de estudantes dos 1º anos, da Escola Estadual Prefeito Antônio Conserva Feitosa, em Juazeiro do Norte-CE. A metodologia que embasa este estudo é a pesquisa qualitativa norteada sob a ótica da Pesquisa-Ação, a qual foi desenvolvida com o professor como investigador participante da ação em conjunto com seus alunos colaboradores. Adotamos a Abordagem Triangular de Barbosa (2012) como aporte teórico orientador das nossas atividades sob os eixos do ver/fazer/contextualizar. Buscamos dialogar com os autores Orofino (2005), Duarte (2009) e Jullier e Marie (2009) na perspectiva de compreendermos nossa prática docente na sala de aula, bem como, lançarmos um novo olhar para o ambiente escolar neste momento em que ele se encontra permeado pelas novas tecnologias digitais
Abstract: This paper has got as its research goal the short movie production measured by the smartphone usage, in the environment the Arts classes. We point out as an objective analyzing the short film production done by High School students, in order to approximate curriculum contents of their everyday lives. The experience happened with two classes first grade students’ participation, of state school Prefeito Antônio Conserva Feitosa, in Juazeiro do Norte-CE. The methodology which supports such study is the qualitative research guided by Active Research, which has been developed by the teacher as a participating researcher together with his collaborating students. We have adopted Barbosa’s Tirangular Approach (2012) as leading theorical contribuition for our activities under the contextualzing/doing/seeing axis. We have tried dialoguing with Orofino (2005), Duarte (2009) and Jullier & Marie (2009) in the perspective of understanding our teaching practice in the classroom, as well as issuing a new vision atthe school environment at this moment in which it is located permeated by new digital technologies
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30682
Appears in Collections:PROFARTES - Mestrado Profissional em Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JoseJaildoDaSilvaOliveira_DISSERT.pdf4.7 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.