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Title: Esporte da Escola: diálogo pedagógico na perspectiva inclusiva com supervisores do PIBID - Educação Física
Authors: Lopes, Bruna Priscila Leonizio
Keywords: Educação Física Inclusiva;PIBID-EF;Deficiência;Esporte da Escola
Issue Date: 28-Feb-2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: LOPES, Bruna Priscila Leonizio. Esporte da Escola: diálogo pedagógico na perspectiva inclusiva com supervisores do PIBID - Educação Física. 2018. 121f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: Como maneira de desenvolver harmoniosamente a compreensão do que de fato se faz inclusão da pessoa com deficiência numa perspectiva de educação inclusiva, acreditamos que o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência de Educação Física (PIBID-EF), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, aparece como uma das possibilidades. Este proporciona o aperfeiçoamento e valorização dos docentes tendo em vista a Educação Básica; possui atuação nas instituições de caráter público, promovendo a inserção do licenciando nesse cenário já no princípio de sua formação inicial, de modo que a partir de orientação docente, este desenvolva atividades didático-pedagógicas, permitindo assim o reconhecimento da realidade educacional. Como aliado do Programa nesse intento, trouxemos o material didático do Esporte da Escola (EE), projeto que consiste numa ação interministerial entre o Ministério da Educação (MEC) e Ministério do Esporte (ME), visando incorporar a política de educação integral com a política esportiva educacional. O material é caracterizado como uma coleção didática que tem por título "Coleção Práticas Corporais e a Organização do Conhecimento", construída a partir dos princípios básicos do Esporte Educacional, baseada assim na inclusão, emancipação e participação. Para a concretização de nossa proposta, nos munimos como metodologia da pesquisa-ação colaborativa, aliada a análise de conteúdo. Nosso lócus foi o PIBID – Educação Física e os atores sociais, os professores supervisores do Programa. Como objetivo geral apresentamos: desenvolver uma formação continuada para os professores supervisores que compõe o PIBID – Educação Física da UFRN, a partir da proposta de inclusão posta no material didático do Esporte da Escola/Ministério dos Esportes; e como objetivos específicos: identificar as necessidades dos professores supervisores que atuam no PIBID Educação Física quanto a perspectiva da Educação Física Inclusiva; e, compreender os indicadores de mudanças/contribuições para a prática pedagógica do supervisores do PIBID-EF, visando a inclusão de jovens/crianças com deficiência na Educação Física Escolar, a partir da proposta pedagógica do Esporte da Escola. Diante da busca pelo atendimento dos objetivos, cremos que esta pesquisa se fez mais uma das formas de proporcionar não só ao educando com deficiência, mas a outras parcelas marginalizadas o desfrute de vivências mediante suas possibilidades, assim como a ratificação dos múltiplos saberes intimamente ligados a diversidade, e ainda de nosso reconhecimento enquanto corpos. Cremos ainda que este trabalho abre caminhos a partir de sua ressignificação para outras propostas que intentem reverberar princípios educativos na busca por uma sociedade efetivamente inclusiva.
Abstract: As a way of harmoniously develop the understanding of what in fact includes the person with disability in an inclusive educational perspective, we believe that the Program of Scholarships for Beginner Teachers of Physical Education Teaching (PIBID-EF) of the Federal University of Rio Grande do Norte appears as one of the possibilities.It provides the improvement and enhancement of the teachers with a view to the Basic Education; works in institutions of a public nature, promoting the insertion of the graduating student in this scenario in the beginning of its initial formation, so that, based on a teacher’s orientation, it develops didactic and pedagogical activities, thus allowing the recognition of the educational reality. As an ally of the Program in this endeavor, we have brought the material of the School Sport (EE), a project that consists of an interministerial cooperation action between the Ministry of Education (MEC) and the Ministry of Sport (ME), aiming to incorporate the policy of integral education with the policy of sports education. The material is characterized as a didactic collection which is titled “Corporal Practices Collection & Organization of Knowledge", built from the basic principles of Sport Educational, based on inclusion, emancipation and participation. To the achievement of our proposal, we used the research-action methodology combined with content analysis. Our locus was the PIBID - Physical Education and social actors, the supervising teachers of the Program. As a general objective, we present: develop a continued formation for the supervising teachers that compose PIBID - Physical Education of UFRN, from the inclusion proposal put into the didactic material of the School Sports/Ministry of Sports; and as specific objectives: identify the needs of supervising teachers working in PIBID of Physical Education regarding the perspective of Inclusive Physical Education; and, understand the indicators of change/contributions to the pedagogical practice approach of PIBID-EF supervisors, aiming at the inclusion of children and young people with disabilities in School Physical Education, from the pedagogical proposal of School Sport. Faced with the search for the realization of the objectives, we believe that this research has become one more way to provide not only to the student with disabilities, but also to other marginalized groups the enjoyment of experiences through their possibilities, such as the ratification of multiple knowledge closely linked to diversity, and still of our recognition as bodies. We also believe that this work opens paths from its re-signification to other proposals that try to reverberate educational principles in the search for a effectively inclusive society.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30712
Appears in Collections:PPGED - Mestrado em Educação

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