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Título: Perfil de solicitações ao Serviço de Informação sobre Medicamentos (SIM) de um hospital materno-infantil do seridó ocidental potiguar, Brasil
Título(s) alternativo(s): Profile of requests to the Drug Information Service (DIS) of a potiguar west seridó maternal and child hospital, Brazil
Autor(es): Maia, Adryele Gomes
Batista, Almária Mariz
Palavras-chave: Assistência farmacêutica;Serviços de informação sobre medicamentos;Hospitais;Pharmaceutical care;Drug information services;Hospitals
Data do documento: 7-Jul-2020
Editor: Conselho Federal de Farmácia - CFF
Referência: MAIA, Adryele Gomes; BATISTA, Almária Mariz. Perfil de solicitações ao Serviço de Informação sobre Medicamentos (SIM) de um hospital materno-infantil do seridó ocidental potiguar, Brasil. Infarma - Ciências Farmacêuticas, [s. l.], v. 32, n. 2, p. 153-159, 7 jul. 2020. Disponível em: http://revistas.cff.org.br/?journal=infarma&page=article&op=view&path[]=2703. Acesso em: 13 ago. 2020. http://dx.doi.org/10.14450/2318-9312.v32.e2.a2020.pp153-159
Resumo: Os Centros/Serviços de Informação sobre Medicamentos exercem função primordial, atuando na resolução de problemas concretos ligados a uso de medicamentos e fornecendo informações confi áveis e atualizadas. O objetivo deste estudo foi avaliar as solicitações de informação do Serviço de Informações sobre Medicamentos do Hospital do Seridó em Caicó-RN. Trata-se de estudo observacional realizado no período de março a outubro de 2019. As variáveis do estudo foram temática das informações requisitadas, tipo de solicitante, prioridade (urgente e normal), meio utilizado para solicitação, fontes de pesquisa consultadas para resposta e medicamentos envolvidos. Durante oito meses o Serviço recebeu 28 solicitações, das quais 53,57% eram de profissionais lotados no serviço com prevalência do técnico de enfermagem com 42,86%. O tema mais abordado foi preparo/administração de medicamentos (39,29%). O meio de comunicação mais solicitado foi pessoalmente (96,43%), as bases de dados eletrônicas foram as fontes mais utilizadas para responder às solicitações (47,83%) e a prioridade urgente representou 71,43%. A análise dos dados do período permitiu verificar o perfil das solicitações atendidas nos primeiros meses de funcionamento do Serviço. Assim, é notável que o Serviço vem alcançando seu objetivo principal de promover o uso seguro e racional de medicamentos, refletindo seu papel social à população
Abstract: Drug Information Centers or Services play a key role in solving concrete drug use problems by providing up-to-date and reliable information. The objective of this study was to evaluate the information requests of the Drug Information Service of the Seridó Hospital in Caicó, RN, Brazil. This is an observational study conducted from March to October 2019. The study variables were the theme of the requested information, type of requestor, priority (urgent and normal), means used for request, research sources consulted for response and medicines involved. Over eight months, the Service received 28 requests, of which 53.57% were professionals working in the service with a prevalence of 42.86% of the nursing technician. The most discussed theme was medication preparation / administration (39.29%). The most requested means of communication was personally with 96.43%, the electronic databases were the most used sources to answer requests (47.83%) and the urgent priority represented 71.43%. The analysis of the period data allowed to verify the profi le of the requests fulfi lled in the fi rst months of the Service. Thus, it is remarkable that the service has been achieving its main objective of promoting the safe and rational use of medicines, refl ecting its social role to the population
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31324
ISSN: 0104-0219
2318-9312
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