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Título: Universidade, contexto ansiogênico? Avaliação de traço e estado de ansiedade em estudantes do ciclo básico
Título(s) alternativo(s): Evaluation of trait and state anxiety in first year students
Autor(es): Ferreira, Camomila Lira
Almondes, Katie Moraes de
Braga, Liliane Pereira
Mata, Ádala Nayana de Sousa
Lemos, Caroline Araújo
Maia, Eulália Maria Chaves
Palavras-chave: Ansiedade-traço;Ansiedade-estado;Estudantes universitários;Ciclo básico;Psicologia da saúde;Trait anxiety;State anxiety;First year university students;Health psychology
Data do documento: Jun-2009
Editor: ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
Referência: FERREIRA, Camomila Lira; ALMONDES, Katie Moraes de; BRAGA, Liliane Pereira; MATA, Ádala Nayana de Sousa; LEMOS, Caroline Araújo; MAIA, Eulália Maria Chaves. Universidade, contexto ansiogênico? Avaliação de traço e estado de ansiedade em estudantes do ciclo básico. Ciência & Saúde Coletiva, [s. l.], v. 14, n. 3, p. 973-981, jun. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232009000300033. Acesso em: 25 ago. 2020. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232009000300033
Resumo: O presente artigo objetiva avaliar a ansiedade-traço e a ansiedade-estado de estudantes universitários do ciclo básico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, verificando diferenças entre três grandes áreas de conhecimento, biomédica, humanística e tecnológica, tendo em vista que a entrada na universidade pode se configurar como uma situação ameaçadora que parece sofrer influência das diferentes características de cada uma dessas áreas. Participaram do estudo 158 estudantes, sendo 71 mulheres e 87 homens, com idade média de 20,04 ± 3,37 anos, respondendo uma ficha de identificação e o Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE). Resultados demonstram que as médias de ansiedade-traço e ansiedade-estado desses estudantes encontram-se dentro do esperado para essa população, embora a área biomédica seja percebida como a mais ansiogênica, uma vez que apresenta uma densa grade curricular com intensas demandas acadêmicas, o que parece elevar os escores dos estudantes dessa área, em especial os dos homens
Abstract: The purpose of this study is to evaluate trait anxiety and state anxiety in first year students from the Federal University of Rio Grande do Norte, verifying differences between three great areas of knowledge - Biomedical, Humanistic and Technological. The entrance to a University can be perceived as a threatening situation that seems to suffer influence from the different characteristics of each of these areas. 158 students, 71 females and 87 males aged 20.04 ± 3,37 years, answered an Identification Form and the State and Trait of Anxiety Inventory (STAI). The means of trait anxiety and state anxiety observed in these students were as expected for this population although the Biomedical area is perceived as the most anxiogenic for having a dense curriculum with intense academic demands, what seems to increase the scores of the students of this area, especially of the men
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31345
ISSN: 1413-8123
1678-4561
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