Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31627
Title: O conceito de paternidade dos adolescentes da rede pública de ensino de Natal/RN
Other Titles: The concept of parenting of adolescents in public schools in Natal/RN
Authors: Braga, Liliane Pereira
Ferreira, Ana Caroline de Lima Silva
Medeiros, Carolina Lucena
Pimentel, Fernanda Lima
Sousa, Suzani Gabrielli de Lima e
Maia, Eulália Maria Chaves
Keywords: Adolescente;Paternidade;Desenvolvimento humano;Paternity;Adolescent;Human development
Issue Date: 2015
Publisher: UNIFACEX
Citation: BRAGA, Liliane Pereira; FERREIRA, Ana Carolina de Lima Silva; MEDEIROS, Carolina Lucena; PIMENTEL, Fernanda Lima; SOUSA, Suzani Gabrielli de Lima e; MAIA, Eulália Maria Chaves. O conceito de paternidade dos adolescentes da rede pública de ensino de Natal/RN. Humano Ser, [s. l.], v. 1, n. 1, p. 74-87, 2015. Disponível em: https://docplayer.com.br/45888594-O-conceito-de-paternidade-dos-adolescentes-da-rede-publica-de-ensino-de-natal-rn.html. Acesso em: 26 ago. 2020.
Portuguese Abstract: Durante a adolescência, os indivíduos empenham-se em construir sua identidade, sendo que a estruturação da identidade sexual é parte relevante desse processo, já que os papéis de gênero masculino e feminino são os mais importantes do ponto de vista sociocultural. Optou-se por questionar os adolescentes sobre seus conceitos de paternidade. Realizou-se um estudo exploratório analítico de corte transversal, com 196 adolescentes entre 10 e 19 anos matriculados em escolas públicas de Natal/RN. Foi utilizado um questionário estruturado envolvendo questões sociodemográficas e sobre o conceito de paternidade. Os resultados revelaram que a paternidade foi caracterizada pela aquisição e assunção de responsabilidades da vida adulta. Tal conceituação encontra respaldo na literatura científica que afirma que, para jovens de classes populares, o projeto de autonomia e ascensão social se concretiza pela constituição da própria família e pela capacidade de cuidar e sustentá-la
Abstract: During adolescence, individuals strive to build your identity, and the structuring of sexual identity is relevant part of this process, since the roles of males and females are the most important from the sociocultural point of view. We chose to question teenagers about their concepts of fatherhood. We conducted an analytical exploratory cross-sectional study with 196 adolescents between 10 and 19 years enrolled in public schools in Natal / RN. A structured questionnaire regarding sociodemographic questions and the concept of fatherhood was used. The results revealed that parenting was characterized by the acquisition and assumption of responsibilities of adulthood. This concept is support by the scientific literature that says that for young people from the poorer classes, the project of autonomy and social mobility is realized by the constitution of his own family and the ability to nurture and sustain it
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31627
ISSN: 2359-6589
Appears in Collections:CCHLA - DPSI - Artigos publicados em periódicos
EMCM - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ConceitoPaternidadeAdolescentes_Braga_2015.pdf2.61 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.