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Título: Cidadania e igualdade como projeto: o ensino de História em uma escola inclusiva
Autor(es): Rodrigues, Carla Renata Vieira
Orientador: Souza, Juliana Teixeira
Palavras-chave: Ensino inclusiva;Aprendizagem de educandos com deficiência;Ensino de História
Data do documento: 24-Nov-2020
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: RODRIGUES, Carla Renata Vieira. Cidadania e igualdade como projeto: o ensino de História em uma escola inclusiva. 2020. 204f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
Resumo: O presente trabalho propõe relacionar o Ensino de História e a Educação Inclusiva, de modo a contribuir para tornar a sociedade brasileira menos excludente e mais preparada para valorizar as diferenças dentro do contexto escolar. O resultado deste estudo culmina no desenvolvimento de um material didático voltado aos professores de História do 6º ano, que visa estimular a interação entre os estudantes com deficiência e os demais colegas de sala, por meio da criação de situações de aprendizagem que favoreçam a superação das dificuldades de comunicação entre os jovens que integram essa etapa do ensino regular. O que se propõe é a construção de valores democráticos em sala de aula a partir do ensino de História, com o fim de sensibilizar os estudantes sobre a relevância social do comprometimento ativo com a defesa de direitos iguais para todas as pessoas, sobre a importância da solidariedade com os grupos vulneráveis e menos favorecidos, e sobre a necessidade de todo cidadão se engajar no combate a toda e qualquer forma de preconceito, promovendo o respeito e a valorização das diferenças.
Abstract: The present work proposes to relate the History teaching and the Inclusive Education, in order to contribute to become the Brazilian society less excluding and more prepared to value the differences within of the scholar context. The study’s result culminates in the development of a didactic material aimed at history teachers from 6th grade, which aims to stimulate interaction between students with disabilities and the other classmates by means of the creation of learning situations that favor overcoming of difficulties of communication between youngers who are part of this stage of regular education. What is proposed is the construction of democratic values in the classroom stem from History teaching, with the purpose of to sensitize the students about the social relevancy of active commitment with the defense of equal rights for all people, about the importance of solidarity with the vulnerable groups and least privileged, and about the necessity of any citizen to engage in combat to all and any form of prejudice, promoting the respect and valuing of the differences.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31797
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