Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31818
Título: Questionando a história, das mídias digitais à sala de aula: a investigação histórica para a autonomia crítica do estudante do ensino médio
Autor(es): Furtado, Ronaldo Everton Araújo Vieira
Orientador: Oliveira, Margarida Maria Dias de
Palavras-chave: Aprendizagem histórica escolar;Mídias digitais;Narrativa;Ensino de História
Data do documento: 30-Nov-2020
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: FURTADO, Ronaldo Everton Araújo Vieira. Questionando a história, das mídias digitais à sala de aula: a investigação histórica para a autonomia crítica do estudante do ensino médio. 2020. 117f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
Resumo: Ao analisar, a partir da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Cláudio Martins, Fortaleza, Ceará, como os estudantes interagem com as informações sobre História encontradas nas mídias digitais, este trabalho busca contribuir para a aprendizagem histórica dos estudantes do ensino médio por meio de um produto didático referenciado nos princípios da investigação histórica. Pesamos a aprendizagem tecida em sala de aula com intuito de dotar os estudantes de habilidades crítica de análise das informações sobre História que eles acessam em seu cotidiano, inclusive na internet pelas mídias digitais. Assim, sob a perspectiva da didática da História, com uma pesquisa qualitativa e no diálogo entre (e com) alguns autores que pensam o ensino e a aprendizagem histórica, este trabalho reflete sobre o ensino de História imerso à cultura histórica da sociedade. Pensa o conhecimento histórico para o exercício da cidadania, a autonomia intelectual e o pensamento crítico. Para isso, traz como proposta didática um “roteiro investigativo” para a aprendizagem histórica através da análise, em sala de aula, da construção das narrativas histórica do livro didático e de narrativas histórica extraídas de ambientes digitais.
Abstract: By analyzing, from Cláudio Martins Full-Time High School, Fortaleza, Ceará, how students interact with information about History found in digital media, this work seeks to contribute to the historical learning of high school students through a didactic product referenced in the principles of historical research. A learning woven in the classroom with the aim of providing students with critical skills for analyzing the information about history that they access in their daily lives, including on the internet through digital media. Thus, from the perspective of the didactics of history, with a qualitative research and in the dialogue between (and with) some authors who think historical teaching and learning, this work reflects on the teaching of History immersed in the historical culture of society. It thinks of historical knowledge for the exercise of citizenship, intellectual autonomy and critical thinking. For this, it brings as a didactic proposal an “investigative script” for historical learning through the analysis, in the classroom, of the construction of the historical narratives of the textbook and of historical narratives extracted from digital environments.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31818
Aparece nas coleções:PROFHISTORIA - Mestrado Profissional em Ensino de História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Questionandohistoriamidias_Furtado_2020.pdf1,26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.