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dc.contributor.advisorVainfas, Ronaldo-
dc.contributor.authorFerreira, Jhon Lenon de Jesus-
dc.date.accessioned2021-04-07T23:15:37Z-
dc.date.available2021-04-07T23:15:37Z-
dc.date.issued2021-02-25-
dc.identifier.citationFERREIRA, Jhon Lenon de Jesus. "Mandingas dos pretos": diáspora africana e religiosidades na Bahia (Século XVIII). 2021. 149f. Dissertação (Mestrado em História) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32106-
dc.description.abstractAmong the cases documented by the Holy Office at the time of its exercise in the Portuguese Atlantic World, the “bolsa de mandinga” appear as the most recurrent religiosity among those practiced by Africans and their descendants. Seen as empowered, they were used by various ethnic groups, blacks and non-blacks, who sought to solve innumerable problems that were victimized in the colonial period. Among the sources listed for this research at the inquisitorial scope, we note that most of those involved with these materials were those who, to a large extent, were trafficked as slaves to Brazil. Based on this assumption, we aim to understand the worldviews brought by these subjects to the capitaincy of Bahia of the eighteenth cetury and how they used the socio-cultural dialogues established by the African diaspora to carry out the maintenance their ethnicities in an unfavorable space for this because of religious persecution. Through this analysis, we realized that the Atlantic interactions made it possible for black men and women to access protagonism, through a worldview open to the new, but without ignoring the old.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBolsa de mandingapt_BR
dc.subjectEscravidão atlânticapt_BR
dc.subjectDiásporapt_BR
dc.subjectReligiões afro-brasileiraspt_BR
dc.subjectInquisiçãopt_BR
dc.title"Mandingas dos pretos": diáspora africana e religiosidades na Bahia (Século XVIII)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIApt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8210802906388258pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2893624319383287pt_BR
dc.contributor.referees1Alveal, Carmen Margarida Oliveira-
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1118391491224309pt_BR
dc.contributor.referees2Maia, Ligio José de Oliveira-
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3637992585281501pt_BR
dc.contributor.referees3Calainho, Daniela Buono-
dc.contributor.referees3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2666311687962975pt_BR
dc.description.resumoEntre os casos documentados pelo Santo Ofício no momento de seu exercício no Mundo Atlântico português, as bolsas de mandinga aparecem como a religiosidade mais recorrente entre as praticadas pelos africanos e seus descendentes. Encaradas como dotadas de poder, elas foram utilizadas por vários grupos étnicos, negros e não-negros, que buscavam solucionar os inumeráveis problemas decorrentes do colonialismo. Entre as fontes arroladas para esta pesquisa, no âmbito inquisitorial, notamos que a maior parte dos envolvidos com esses materiais foram, em grande medida, os africanos e seus descendentes. Partindo desse pressuposto, objetivamos entender as cosmovisões trazidas por esses sujeitos para a capitania da Bahia do século XVIII e como eles se utilizaram dos diálogos socioculturais estabelecidos pela diáspora africana para realizar a manutenção de suas etnicidades em um espaço desfavorável para isso por causa da perseguição religiosa. Por meio dessa análise, percebemos que as interações atlânticas possibilitaram a homens e mulheres negras o acesso a protagonismos, a partir de uma visão de mundo aberta ao novo, mas sem ignorar o antigo.pt_BR
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