Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32197
Título: Avaliação do tempo clínico, laboratorial, e do conforto de placas oclusais convencionais e digitais: um ensaio clínico piloto
Título(s) alternativo(s): Evaluation of clinical and laboratorial times, and comfort of digital and conventional oclusal splints: a pilot clinical trial
Autor(es): Oliveira, Davi Correia de
Orientador: Almeida, Erika Oliveira de
Palavras-chave: Placas Oclusais; Bruxismo; Desenho Assistido por Computador;
Data do documento: 21-Dez-2020
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: OLIVEIRA, Davi Correia de. Avaliação do tempo clínico, laboratorial, e do conforto de placas oclusais convencionais e digitais: um ensaio clínico piloto. 2020. 72f. Dissertação (Mestrado em Ciências Odontológicas) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
Resumo: As placas estabilizadoras são indicadas para o manejo da disfunção temporomandibular (DTM) e bruxismo do sono. Ainda existe pouca evidência cientifica que compare as placas confeccionadas por CAD/CAM e as convencionais em relação ao tempo de ajuste para instalação das placas, e tempo de confecção clínico e laboratorial. O presente estudo objetivou comparar o tempo clínico e laboratorial de confecção de placas convencionais (PC) com resinas termopolimerizáveis e as confeccionadas por CAD/CAM fresada (PF) em pacientes com bruxismo do sono. Além disso, comparou-se o tempo de instalação e conforto dos pacientes usuários das placas. Para isso foi realizado um ensaio clínico com 20 pacientes (7 PC; 13 PF) que apresentaram um diagnóstico provável de bruxismo através da aplicação de questionários e avaliação clínica. Foram cronometrados os tempos para as respectivas etapas clínicas e laboratoriais. O conforto foi avaliado através de uma escala visual analógica durante as etapas de confecção clínica e após 30 dias de uso. Foi realizada uma análise descritiva e inferencial dos resultados. Os resultados preliminares mostraram uma média de tempo de confecção clínica e instalação de 58% e 33% menor para PF em comparação com as PC, respectivamente. O tempo laboratorial 7% menor para PF. Foi relatado que a PF foram 24% e 17% mais confortáveis que a PC durante as etapas de confecção clínica e após 30 dias de uso, respectivamente. A partir dos resultados foi possível observar uma grande diminuição do tempo de confecção clínica ao empregar o fluxo digital que é utilizado para a confecção das PF e uma considerável diminuição do tempo de instalação clínica. O tempo laboratorial se mostrou similar, porém o método convencional demandou mão de obra direta na maior parte das etapas. Além disso, as placas “digitais” proporcionaram maior conforto na confecção e utilização das mesmas.
Abstract: As placas estabilizadoras são indicadas para o manejo da disfunção temporomandibular (DTM) e bruxismo do sono. Ainda existe pouca evidência cientifica que compare as placas confeccionadas por CAD/CAM e as convencionais em relação ao tempo de ajuste para instalação das placas, e tempo de confecção clínico e laboratorial. O presente estudo objetivou comparar o tempo clínico e laboratorial de confecção de placas convencionais (PC) com resinas termopolimerizáveis e as confeccionadas por CAD/CAM fresada (PF) em pacientes com bruxismo do sono. Além disso, comparou-se o tempo de instalação e conforto dos pacientes usuários das placas. Para isso foi realizado um ensaio clínico com 20 pacientes (7 PC; 13 PF) que apresentaram um diagnóstico provável de bruxismo através da aplicação de questionários e avaliação clínica. Foram cronometrados os tempos para as respectivas etapas clínicas e laboratoriais. O conforto foi avaliado através de uma escala visual analógica durante as etapas de confecção clínica e após 30 dias de uso. Foi realizada uma análise descritiva e inferencial dos resultados. Os resultados preliminares mostraram uma média de tempo de confecção clínica e instalação de 58% e 33% menor para PF em comparação com as PC, respectivamente. O tempo laboratorial 7% menor para PF. Foi relatado que a PF foram 24% e 17% mais confortáveis que a PC durante as etapas de confecção clínica e após 30 dias de uso, respectivamente. A partir dos resultados foi possível observar uma grande diminuição do tempo de confecção clínica ao empregar o fluxo digital que é utilizado para a confecção das PF e uma considerável diminuição do tempo de instalação clínica. O tempo laboratorial se mostrou similar, porém o método convencional demandou mão de obra direta na maior parte das etapas. Além disso, as placas “digitais” proporcionaram maior conforto na confecção e utilização das mesmas.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32197
Aparece nas coleções:PPGCO - Mestrado em Ciências Odontológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliacaotempoclinico_Oliveira_2020.pdf15,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.