Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32435
Título: Objetos de aprendizagem: reflexões e construção de sequências didáticas para a Educação Infantil
Autor(es): Souza, Bárbara Fernandes da Silva de
Orientador: Gomes, Apuena Vieira
Palavras-chave: Educação infantil;Objetos de aprendizagem;Repositórios digitais;Sequência didática
Data do documento: 19-Nov-2020
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SOUZA, Bárbara Fernandes da Silva de. Objetos de aprendizagem: reflexões e construção de sequências didáticas para a Educação Infantil. 2020. 194f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
Resumo: Vivemos em uma sociedade conectada e a cada instante novas descobertas são realizadas e compartilhadas, sendo que o advento da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC) trouxe novos parâmetros para esses compartilhamentos. Desse modo, faz-se necessário ir além da apropriação dos recursos tecnológicos por parte dos profissionais da educação, pois é preciso refletir sobre suas possibilidades de uso e potencialidades pedagógicas, anexando-as em seus planejamentos para permitir, assim, um diálogo com o conhecimento de mundo de seus educandos. Esta pesquisa tem como objetivo geral elaborar Sequências Didáticas (SD), destacando o uso de Objetos de Aprendizagem (OA) voltados para a Educação Infantil, disponibilizando-as através de um e-book, o qual servirá de material de consulta a ser utilizado na íntegra pelos professores, ou servir de inspiração para a construção de novas SD. A metodologia utilizada tem como base uma abordagem qualitativa, utilizando nuances da pesquisa-ação e aliando teoria e prática, realizada no Centro Municipal de Educação Infantil Professora Antônia Fernanda Jalles (CMEI-Fernanda Jalles), localizado no Município do Natal/RN. Entre as fases de elaboração da metodologia desta pesquisa, destacam-se: levantamento, categorização e análise dos Repositórios Digitais (RD) que possuem OA destinados a crianças em idade pré-escolar; entrevista com profissionais do CMEI Fernanda Jalles; oficina com os participantes da pesquisa sobre RD e OA e aplicação de questionários para avaliação da percepção dos envolvidos. Em decorrência do trabalho, pode-se afirmar que existe ainda um longo caminho a ser percorrido no tocante ao uso de recursos digitais na Educação Infantil. A revisão sistemática apontou para a necessidade de mais estudos a respeito da Tecnologia Digital e a Educação Infantil, seja pelo uso, planejamento ou capacitação profissional. Outro dado observado é com relação à dificuldade de encontrar OA produzidos especificamente para atender a características e demandas de aprendizagem da etapa de ensino pesquisada, acarretando na necessidade de adaptar os OA existentes, além da pouca divulgação com relação aos RD, o que dificulta a utilização com maior frequência dos OA. A análise dos resultados demonstrou que as participantes da pesquisa são favoráveis ao uso dos OA no planejamento e do acesso das crianças em idade pré-escolar aos recursos tecnológico. Também foi possível concluir que a realização da oficina foi bem avaliada e o e-book proposto foi bem recebido, de modo que poderá ser usado não apenas no campo de pesquisa, mas pelos demais profissionais da Educação Infantil.
Abstract: We live in a connected society and at every moment new discoveries are made and shared, and the advent of Digital Information and Communication Technology has brought new parameters for these shares. Thus, it is necessary to go beyond the appropriation of technological resources on the part of education professionals, as it is necessary to reflect on their possibilities of use and pedagogical potentialities, attaching them in their plans to allow, thus, a dialogue with knowledge of the world of their students. This research has the general objective of elaborating Didactic Sequences, highlighting the use of Learning Objects aimed at Early Childhood Education, making them available through an e-book, which will serve as reference material to be used in full by teachers, or to serve of inspiration for the construction of new Didactic Sequences. The methodology used is based on a qualitative approach, using nuances of action research and combining theory and practice, held at the Municipal Center for Early Childhood Education Professor Antônia Fernanda Jalles (CMEI-Fernanda Jalles), located in the Municipality of Natal / RN. Among the phases of elaboration of the methodology of this research, the following stand out: survey, categorization and analysis of the Digital Repositories that have Learning Objects destined for children of Early Childhood Education; interview with CMEI professionals Fernanda Jalles; workshop with research participants on Digital Repositories and Learning Objects and application of questionnaires to assess the perception of those involved. As a result of the work, it can be said that there is still a long way to go with regard to the use of digital resources in early childhood education. The systematic review pointed to the need for further studies on Digital Technology and Early Childhood Education, whether through use, planning or professional training. Another data observed is related to the difficulty of finding Learning Objects produced specifically to meet the learning characteristics and demands of the researched teaching stage, resulting in the need to adapt the existing Learning Objects, in addition to little dissemination in relation to Digital Repositories, which makes it more difficult to use Learning Objects. The analysis of the results showed that the research participants are favorable to the use of Learning Objects in the planning and access of children of pre-school age to technological resources. It was also possible to conclude that the realization of the workshop was well evaluated and the proposed e-book was well received, so that it can be used not only in the research field, but by other professionals in Early Childhood Education.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32435
Aparece nas coleções:PPgITE - Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Objetosaprendizagemreflexoes_Souza_2020.pdf9,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.