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Título: Erros e dificuldades de aprendizagem em língua portuguesa no ENEM: o desempenho de candidatos selecionados à UFRN via SISU, de 2014 a 2017
Autor(es): Souza, Olga Carla Espinola da Hora e
Orientador: Nunez, Isauro Beltran
Palavras-chave: Erros;Dificuldades de aprendizagem;Leitura;Língua Portuguesa;ENEM
Data do documento: 29-Mar-2021
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SOUZA, Olga Carla Espinola da Hora e. Erros e dificuldades de aprendizagem em língua portuguesa no ENEM: o desempenho de candidatos selecionados à UFRN via SISU, de 2014 a 2017. 2021. 109f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo analisar erros nas questões de Língua Portuguesa das provas do ENEM aplicadas entre 2013 e 2016, visto que esse exame possibilita identificar dificuldades de aprendizagens dos estudantes em relação ao conteúdo do ensino médio. A metodologia aplicada foi a de análise de erros, que tem sido relevante para o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem, pois pode apontar as dificuldades de aprendizagem dos estudantes em conteúdos abordados na sala de aula e levantar as necessidades de adequação e desenvolvimento dos conteúdos a fim de aperfeiçoar a atuação do professor e o desempenho dos estudantes. Além do erro na aplicação do conteúdo da Língua Portuguesa para solução das questões, também foi verificada a concepção de erro de leitura, nos sentidos amplo e estrito, que configura a única competência linguística possível de ser aferida nesse tipo de avaliação. O corpus da pesquisa foram os desempenhos dos candidatos à UFRN selecionados na primeira chamada do SISU, nos anos de 2014 a 2017, os quais, apesar de se tratar de estudantes com o melhor desempenho, ainda demonstraram dificuldades em alguns conteúdos da disciplina. Os dados revelaram questões com baixo e muito baixo desempenhos, com destaque para questão 106, da prova de LCT de 2016, que teve o mais baixo desempenho nos quatro anos em estudo. Os conteúdos em que os candidatos apresentaram maiores dificuldades foram: coesão textual, variação linguística, metalinguagem, intertextualidade e estratégias argumentativas. Em relação à leitura, verificou-se uma dificuldade maior em relação à leitura em sentido amplo, que se refere à mobilização do conhecimento da disciplina para resolução da questão. Por meio dessa análise, este trabalho pode proporcionar ao professor de língua portuguesa do ensino médio um retorno do seu trabalho como também contribuir com a reflexão sobre as práticas docentes e resultar em uma melhoria nos processos desenvolvidos em sala de aula nessa disciplina.
Abstract: This dissertation aims to analyze errors in the Portuguese language questions of the ENEM tests applied between 2013 and 2016, since this exam makes it possible to identify students' learning difficulties in relation to high school content. The methodology applied was that of error analysis, which has been relevant for the improvement of the teaching and learning process, as it can point out the students' learning difficulties in content approched in the classroom and raise the needs for adaptation and development of the content in order to improve the teacher’s proceeding and the students’ performance. In addition to the error in the application of the content of the Portuguese language to the solution of the questions, the conception of reading error was also verified, in the broad and strict senses, which constitutes the only possible linguistic competence to be assessed in this type of evaluation. The corpus of the research was the performance of the candidates to UFRN selected in the first call of the SISU, in the years 2014 to 2017, which, despite being the students with the best performance, still demonstrated difficulties in some contents of the discipline. The data revealed issues with low and very low performances, with emphasis on question 106, of the 2016 LCT test, which had the lowest performance in the four years under study. The contents in which the candidates presented greater difficulties were: textual cohesion, linguistic variation, metalanguage, intertextuality and argumentative strategies. In relation to reading, there was a greater difficulty in relation to reading in the broad sense, that refers to the mobilization of the subject's knowledge to solve the question. Through this analysis, this work can provide high school teachers of the Portuguese language with a return from their work as well as to contribute to the reflection on teaching practices and result in an improvement in the processes developed in the classroom in that discipline.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32644
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