Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32737
Title: | A autorregulação por estudantes com deficiência intelectual |
Authors: | Viana, Flávia Roldan Gomes, Adriana Leite Limaverde |
Keywords: | Educação;Autorregulação;Deficiência Intelectual;Estudantes |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | SEDIS-UFRN |
Citation: | VIANA, Flávia Roldan; GOMES, Adriana Leite Limaverde. A autorregulação por estudantes com deficiência intelectual. Natal: SEDIS-UFRN, 2021. ISBN 978-65-5569-128-3. |
Portuguese Abstract: | Neste livro, as propostas repousam sobre as condutas mediativas em situações de aprendizagem para o desenvolvimento do processo de autorregulação pelos estudantes com deficiência intelectual. Tomamos por base uma importante área de pesquisa para o desenvolvimento cognitivo do sujeito com essa deficiência, a metacognição (considerada, nas discussões trazidas ao longo de todo o livro, como o ato de conhecer e monitorar a construção do seu próprio conhecimento), com ênfase no processo da autorregulação de sujeitos com esse tipo de deficiência. É necessário desmistificar (pré) conceitos acerca da capacidade cognitiva de sujeitos com deficiência intelectual. Por essa razão, é preciso encorajar profissionais da educação e de áreas afins a utilizarem os princípios de mediação e criarem atividades que estimulem a promoção da autorregulação da aprendizagem e, consequentemente, a gênese do seu desenvolvimento cognitivo. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32737 |
ISBN: | 978-65-5569-128-3 |
Appears in Collections: | CE - DPEC - Livros Eletrônicos SEDIS - Livros eletrônicos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Autorregulacao_deficiencia_intelectual_VIANA_2021.pdf | 7,32 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.