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Título: Redes e território: a conformação da indústria de contact centers na Região Metropolitana de Natal/RN
Autor(es): Silva, Aldeíze Bonifácio da
Orientador: Albuquerque, Edu Silvestre de
Palavras-chave: Redes infraestruturais;Normatização do território;Indústria de serviços de teleatendimento;Região Metropolitana de Natal
Data do documento: 5-Mai-2021
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SILVA, Aldeíze Bonifácio da. Redes e território: a conformação da indústria de contact centers na Região Metropolitana de Natal/RN. 2021. 159f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Resumo: Este trabalho tem como objeto de estudo a concentração geográfica da indústria de serviços de teleatendimento na Região Metropolitana de Natal (RMN) no período de 2007 a 2017, implicando na crescente importância do setor para a economia local. A implantação desta indústria ainda é uma realidade recente no contexto brasileiro e, sobretudo na RMN, demandando estudos que auxiliem na compreensão da expansão da mesma pelo território nacional. Desta forma, o estudo objetiva compreender a relação entre território e rede na conformação da indústria de teleatendimento na RMN. Para tanto, procura averiguar os eventos pretéritos que possibilitaram a implantação de um setor de teleatendimento na região, identificar as estruturas técnicas e normativas concernentes à atividade na RMN, e analisar o papel do Estado, mais especificamente do poder público local, na conformação e permanência do setor de teleatendimento no território da RMN. Em suma, a problemática de pesquisa decorre do crescimento da atividade de teleatendimento no país, procurando explicar o movimento de desconcentração seletiva de modo a englobar a Região Nordeste e a RMN. Os instrumentos metodológicos empregados envolvem a pesquisa bibliográfica, documental e empírica. Os resultados obtidos mostram que a dispersão das empresas de teleatendimento para a Região Nordeste pode ser encarada como uma nova dimensão na dialética centroperiferia na organização do território brasileiro que perpassa o contexto dos Planos Nacionais de Desenvolvimento e da política industrial brasileira. A pesquisa identificou uma reestruturação do setor de teleatendimento na RMN com a emergência de microempresas, mudanças no perfil e comportamento da mão de obra, e novas demandas resultantes da criação de empresas suporte ao setor na região, modificações estas decorrentes do surgimento de uma concorrência intrassetorial e da melhoria das condições técnicas na RMN.
Abstract: The implementation of the teleservice industry is still a recent reality in the Brazilian context, and above all, in RMN, demanding studies that help in understanding the expansion of this industry throughout the national territory. The study aims to understand the relationship between territory and network in the context of the conformation of the teleservice industry in RMN. To this end, it seeks to investigate the past events that enabled the implementation of a teleservice sector in the region, to identify the technical and normative structures related to RMN activity, and to analyze the role of the State, and more specifically the local government, in the conformation and permanence of the teleservice sector in the territory of the RMN. The research problem focuses on the growth of teleservice activity in the country, trying to explain the movement of selective deconcentration in order to encompass the Northeast region and the RMN. The methodological instruments employed involve bibliographic, documentary and empirical research. The results obtained show that the dispersion of teleservice companies to the Northeast region can be seen as a new dimension in the central-periphery dialectic in the organization of the Brazilian territory, which permeates the context of the National Development Plans and brazilian industrial policy. The research identified a restructuring of the teleservice sector in RMN with the emergence of microenterprises, changes in the profile and behavior of the workforce, and new demands resulting from the creation of support companies of the sector in the region, changes resulting from the emergence of intrasectoral competition and the improvement of technical conditions in RMN.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32796
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