Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32801
Título: Marta Pernambuco: para o cultivo de uma educação política e afetiva
Autor(es): Romão, Manoel Honório
Orientador: Almeida, Maria da Conceição Xavier de
Palavras-chave: Marta Pernambuco;GEPEM;Ensino de Ciências;Pedagogia Freireana
Data do documento: 30-Abr-2021
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: ROMÃO, Manoel Honório. Marta Pernambuco: para o cultivo de uma educação política e afetiva. 2021. 120f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Resumo: A presente dissertação destaca momentos importantes que constituíram vida e obra da educadora e militante política Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco (1952-2018). Durante toda a vida lutou incansavelmente contra as desigualdades sociais e fez da práxis educativa possibilidade de inclusão. Nesta pesquisa escolhemos consultar as fontes documentais disponibilizadas nos arquivos do Grupo de Estudos de Práticas Educativas em Movimento (GEPEM) e do Grupo de Estudos da Complexidade (GRECOM), ambos da UFRN, leitura das correspondências e oitiva de testemunhos concedidos por colegas, amigos, ex-alunos, familiares e professores que em algum momento desfrutaram da convivência com a pesquisa. Por interlocutores teóricos tomamos Paulo Freire, Edgar Morin, Maria da Conceição de Almeida, Michel Serres e Jean-Philippe Pierron. A lição aprendida é de que a vida é um movimento constante, uma oportunidade permanente de regar a esperança.
Abstract: This work wants to highlight important moments that constituted the life and work of the educator and political activist Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco (1952-2018). Throughout her life she has fought tirelessly against social inequalities and made educational praxis the possibility of inclusion. In this research we chose to consult the documentary sources made available in the archives of the Group for the Study of Educational Practices in Movement - GEPEM and the Group for the Study of Complexity - GRECOM, reading the correspondences and listening to testimonies given by colleagues, friends, students, family members and teachers who at some point they enjoyed living with the research. For theoretical interlocutors we take Paulo Freire, Edgar Morin, Maria da Conceição de Almeida, Michel Serres and Jean-Philippe Pierron. The lesson learned is that life is a constant movement, a permanent opportunity to shower hope.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32801
Aparece nas coleções:PPGED - Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
MartaPernambucocultivo_Romao_2021.pdf14,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.