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Title: As mídias sociais no marketing turístico: um estudo sobre seu uso na promoção do Roteiro Seridó
Authors: Guardia, Mabel Simone de Araújo Bezerra
Gonçalves, Marília Barbosa
Guardia, Sérgio Ramiro
Keywords: Marketing;Marketing;Mídias sociais;Social media;Roteiro Seridó;Seridó Route;SEBRAE;SEBRAE
Issue Date: 2012
Publisher: Carpe Diem: Revista Cultural e Científica do UNIFACEX
Citation: GUARDIA, Mabel Simone de Araújo Bezerra; GONÇALVES, Marília Barbosa; GUARDIA, Sergio Ramiro. As mídias sociais no marketing turístico: um estudo sobre seu uso na promoção do Roteiro Seridó. Carpe Diem: Revista Cultural e Científica do UNIFACEX, Natal, v. 10, n. 10, p. 1-22, 2012. Disponível em: https://periodicos.unifacex.com.br/Revista/article/view/204/71. Acesso em: 28 out. 2020.
Portuguese Abstract: A Internet revolucionou os meios de comunicação, as relações sociais e comerciais, causando impactos positivos e negativos em diversos setores da economia, entre eles o turismo. O estudo apresenta uma investigação nos sites de mídias sociais,e suas funções quanto às estratégias do marketing turístico. As mídias sociais foram criadas de forma tímida e restrita, mas se expandiram chegando a milhões de usuários. Apesar de ainda não haver expressivo número de produções científicas na área, a pesquisa buscou e identificou conceitos sobre as mídias e as vantagens do seu uso no marketing turístico. A pesquisa teve como objetivo identificar o uso das mídias sociais nas ações promocionais do marketing do Roteiro Seridó, sendo este o universo de estudo. A investigação foi feita a partir da observação direta, apresentando abordagem metodológica qualitativa exploratória, e analisa a presença e uso das mídias sociais na promoção do Roteiro Seridó. Foi realizada uma busca da presença desse roteiro e do seu gestor, SEBRAE, em sites como: Orkut, Facebook e Twitter, a fim de analisar a participação destes, nas referidas mídias. Identificou-se que, embora o Roteiro Seridó não tenha feito uso das mídias sociais para se promover, o seu gestor, SEBRAE, tem atuação no marketing digital via mídias sociais, possuindo contas e sites, a nível nacional como também regional
Abstract: The Internet has revolutionized the media, social relations and market, causing positive and negative impacts on different sectors of the economy, including tourism. The study presents an investigation into the social media sites, and their duties as the tourism marketing strategies. Social media were created so timid and narrow, but expanded reaching millions of users. Despite not having a significant number of scientific works in the field, the research sought to identify and concepts about the media and the advantages of its use in tourism marketing. The research aimed to identify the use of social media in the promotional marketing of Seridó’s Route, which is the study universe. The research was done from direct observation, presenting exploratory qualitative methodological approach, and analyzed the presence and use of social media in promoting Seridó’s Route. A search was conducted of the presence of Seridó’s Route and SEBRAE on sites like Orkut, Facebook e Twitter in order to analyze their holdings in these social media. It was found that although the Seridó’s Route has not made use of social media to promote itself, its manager, SEBRAE, has operations in digital marketing via social media, having sites and accounts, nationally as well as regionally
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32863
ISSN: 1518-5184
2237-8685 (Online)
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