Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32915
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGomes, Alexandro Teixeira-
dc.contributor.authorCelis, Kelvilane Queiroz dos Santos-
dc.date.accessioned2021-07-21T13:29:38Z-
dc.date.available2021-07-21T13:29:38Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationGOMES, Alexandro Teixeira; CELIS, Kelvilane Queiroz dos Santos. Compreensão leitora em língua espanhola no ensino básico: contribuições do texto literário a partir de contos de Gabriel García Márquez. Littera Online, São Luís, v. 11, n. 20, p. 124-142, 2020. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/littera/article/view/15594/8147. Acesso em: 7 jan. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2177-8868-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32915-
dc.description.abstractThe present work aims to identify contributions of literary texts in the teaching of Spanish language reading comprehension in Basic Education. To this end, we carried out na intervention with students in their first year in High School, using Cosson’s proposal (2006) to teach through literary texts, considering the short stories by Gabriel García Márquez, entitled La marioneta de trapo and La profecia autocumplida. The theoretical point of view our research is based on is informed by, above all, Fillola (2007), Miguel Pérez and Pardo (2012), and Solé (1998). Data show a significant improvement in the reading comprehension of students who participated in this investigation, comparing the results of pre and post-tests, above all, in relation to their ability to make inferences. Given these results, we can highlight the relevance of literary texts in Spanish language classes, considering them to be excellent authentic materials, with many possibilities of use, and as tools of extreme relevance to developing students’ reading competencept_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherLittera Onlinept_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCompreensão leitorapt_BR
dc.subjectReading comprehensionpt_BR
dc.subjectLíngua espanholapt_BR
dc.subjectSpanish languagept_BR
dc.subjectTexto literáriopt_BR
dc.subjectLiterary textspt_BR
dc.titleCompreensão leitora em língua espanhola no ensino básico: contribuições do texto literário a partir de contos de Gabriel García Márquezpt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.description.resumoO presente trabalho objetiva identificar contribuições do texto literário para o ensino da compreensão leitora em língua espanhola no ensino básico. Para tanto, realizamos uma intervenção com alunos do primeiro ano do Ensino Médio, utilizando a proposta de Cosson (2006) para o ensino do texto do literário e considerando os contos de Gabriel García Márquez intitulados La marioneta de trapo e La profecia autocumplida. Do ponto de vista teórico, nossa pesquisa se fundamenta, sobretudo, em Fillola (2007), Miguel, Pérez e Pardo (2012) e Solé (1998). Os dados mostram uma significativa melhora na compreensão leitora dos alunos envolvidos nessa investigação, ao comparamos os resultados do pré-teste e do pós-teste, sobretudo, em relação à capacidade de realizar inferências. Frente ao exposto, destacamos a relevância do texto literário nas aulas de língua espanhola, considerando-o como um material autêntico com diversas possibilidades de uso e como ferramenta de acentuada relevância para desenvolver a competência leitora discentept_BR
Aparece nas coleções:FELCS - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CompreensãoLeitora_Gomes_2020.pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons