Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32944
Título: Saberes ausentes da "Cidade Letrada". Por um Iluminismo mestiço
Autor(es): Coelho, Rogério Mendes
Palavras-chave: Crítica-literária;Cultura afrodescendente;Cultura indígena;Literatura hispano-americana
Data do documento: 2021
Editor: Literatura: teoria, história, crítica
Referência: COELHO, Rogério Mendes. Saberes ausentes da "Cidade Letrada". Por um Iluminismo mestiço. Literatura: teoria, história, crítica, [s. l.], v. 23, n. 1, p. 121-159, 2021. Disponível em: https://revistas.unal.edu.co/index.php/lthc/article/view/90597/77633. Acesso em: 5 mar. 2021.
Resumo: O presente artigo sugere empreender argumentos sobre a importância dos saberes afrodescendentes e indígenas, no processo de formação das sociedades e letramentos latino-americanos, desde a compreensão do conceito de “cidade letrada”. A partir de apontamentos de marcos históricos e literários, o artigo apresenta possíveis razões que inviabilizam cosmogonias, cosmovisões e epistemologias que compõem o mosaico cultural multiconstitutivo latino-americano e comprometem uma perspectiva crítica literária ampla, atual e democrática. Ao valorizar as contribuições orgânicas da diversidade cultural e enfatizar a perspectiva de suas vozes sem mediações, acredita-se contribuir para visibilizar a importância de referências críticas que representem as marcas históricas e antropológicas da região e como repercutiram em sua Literatura. Espera-se, com isso, reiterar a necessidade de novas sensibilidades e epistemologias críticas para compreender, de maneira responsável, a demanda de projetos críticos e criativos que relevam e valorizam referências heterogêneas e ancestrais como base e criticidade
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32944
ISSN: 0123-5931
2256-5450 (Online)
Aparece nas coleções:FELCS - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CidadeLetrada_Coelho_2021.pdf575,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons