Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33371
Title: Reflexões sobre a corporeidade e o violoncelo: um relato autoetnográfico de uma jornada por instituições públicas brasileiras e italianas
Authors: Conceição, Ivson Martins Oliveira da
Advisor: Presgrave, Fábio Soren
Keywords: Violoncelo;Performance;História de vida;Aprendizagem;Exercícios diários
Issue Date: 30-Apr-2021
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: CONCEIÇÃO, Ivson Martins Oliveira da. Reflexões sobre a corporeidade e o violoncelo: um relato autoetnográfico de uma jornada por instituições públicas brasileiras e italianas. 2021. 53f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Portuguese Abstract: Este artigo tem como foco uma análise autoetnográfica da minha formação como violoncelista em instituições públicas de ensino do Brasil e Itália e tem como objetivo refletir sobre a importância da educação pública na minha trajetória. A compreensão dos aspectos relevantes para meu desenvolvimento como instrumentista e professor pode servir de ponto de conexão para violoncelistas com história de vida semelhante à minha. A pesquisa foi construída em duas etapas: em primeiro lugar foi realizado um relato autoetnográfico da minha trajetória de formação ao violoncelo, apontando para importantes acontecimentos ocorridos durante aquele período e seus respectivos impactos na minha prática musical. Posteriormente, foi realizado um elenco e análise dos aspectos técnicos da minha construção como instrumentista, em que são apresentados alguns conceitos e exercícios de relevante importância nesse processo construtivo.
Abstract: This article focuses on an autoethnographic analysis of my training as a cellist in public educational institutions in Brazil and Italy, and aims to systematize my trajectory, understanding important aspects for my development as an instrumentalist and teacher in addition to assisting cellists with similar life histories to mine. The research was built in two stages: first, an autoethnographic report of my trajectory of cello education was made, pointing to important events that occurred in that period and their respective impacts on my musical practice. Subsequently, a list and analysis of the technical aspects of my construction as an instrumentalist was carried out, where some concepts and exercises of relevant importance in this construction process are presented.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33371
Appears in Collections:PPGMUS - Mestrado em Música

Files in This Item:
File SizeFormat 
Reflexoessobrecorporeidade_Conceicao_2021.pdf1.31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.