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Título: As desigualdades de gênero nos jogos online: a visão da jogadora na comunidade de League of Legends
Autor(es): Lima, Ana Luíza Barbosa
Orientador: Inácio, Miriam de Oliveira
Palavras-chave: Serviço Social;Relação de gênero;Patriarcado;League of Legends;Social Service;Gender relationship;Patriarchy;League of Legends
Data do documento: 10-Set-2021
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: LIMA, Ana Luíza Barbosa. As desigualdades de gênero nos jogos online: a visão da jogadora na comunidade de League of Legends. 2021. 67f. Monografia (Graduação em Serviço Social) - Departamento de Serviço Social, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Resumo: Este trabalho objetiva através do método materialista histórico-dialético de Marx apreender a reprodução das desigualdades de gênero dentro do jogo online League of Legends. Os objetivos específicos da pesquisa buscam analisar os estereótipos de gênero centrados no patriarcado; refletir sobre a internalização de valores patriarcais e a reprodução destas desigualdades por parte de homens jovens inseridos na comunidade jogadora e apreender as expressões de violência que as mulheres jovens jogadoras são vítimas. Os procedimentos metodológicos da pesquisa abrangem uma revisão literária e realização de pesquisa de campo de caráter qualitativa e exploratória. A partir da pesquisa de campo com homens e mulheres entre 18 e 24 anos, as mulheres deixaram explícito as situações de violência sofridas, principalmente psicológicas e morais, bem como já presenciaram outras mulheres sendo vítimas e o quão recorrente são estes acontecimentos. Tais violências sustentam-se em estereótipos de gênero alimentados pelo patriarcado. Os homens relataram a toxicidade da comunidade e explicitaram o quanto o caráter competitivo os prejudicam no processo de jogabilidade. Destacamos a necessidade de realização de pesquisas em mais um dos espaços onde ocorrem violações de direitos das mulheres e reprodução das desigualdades de gênero, tendo em vista que os espaços de disputa apenas se expandem com o passar dos anos e ainda possuímos poucas análises sobre as comunidades dos jogos online, em especial na área do Serviço Social.
Abstract: This work has as objective, by using Marx's historical-dialectical materialism method, to learn reproductions of gender inequality inside League of Legend's online game environment. The research's specific objectives aim to analyse gender stereotypes centered around patriarchy; reflect about patriarchal values' internalization and the reproduction of said inequalities by young men inserted in the gaming community and reprehend the expressions of violence that young female players fall victim to. The methodological procedures of the research include qualitative field research on character and a literary revision. Starting from the field research with men and women between 18 and 24 years, the women made visible the violence they suffered, mainly moral and psychological, as well as witnessing other women being victim due the recurrence of the events. Such violences sustain themselves by gender stereotypes maintained by the patriarchy. We highlight the need to further research in more spaces where gender inequality is reproduced and women's rights is violated, considering that the spaces of dispute will only expand over the years and there are very few analysis within online games communities, especially in Social Work's area.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33937
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Serviço Social

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