Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34211
Título: Uma Ferramenta de Visualização de Suporte à Tomada de Decisão no Contexto de um Bacharelado Interdisciplinar
Título(s) alternativo(s): A Visualization Tool to Support Decision Making in Context of An Interdisciplinarity Undergraduate Course
Autor(es): Campos Neto, João Pinto de
Orientador: Santos, Selan Rodrigues dos
Palavras-chave: Visualização de dados;Data visualization;IHC;IHC;Desenvolvimento Web;Development Web;Estatística;Statistics
Data do documento: Jun-2017
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: CAMPOS NETO, João Pinto de. Uma Ferramenta de Visualização de Suporte à Tomada de Decisão no Contexto de um Bacharelado Interdisciplinar. 2017. 85 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Departamento de Informática e Matemática Aplicada, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: O curso de Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI) ofertado pelo Instituto Metrópole Digital (IMD) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é um curso de graduação interdisciplinar. Esse tipo de formação superior se caracteriza pela flexibilidade da organização curricular. Os discentes podem criar uma combinação própria de componentes curriculares com relativa flexibilidade, de acordo com as suas necessidades, interesses acadêmicos. Atualmente estão previstas cinco ênfases específicas, no entanto o aluno pode optar por uma de âmbito geral. Neste contexto, surgem diversos problemas para os gestores do curso, como por exemplo a necessidade de identificar quais as ênfases mais procuradas para que se possa realizar um planejamento de oferta de componentes curriculares para o semestre seguinte de maneira a maximizar o fluxo de alunos no decorrer do curso. O presente trabalho se apropria desse cenário para investigar o processo de concepção e desenvolvimento de uma ferramenta de visualização de dados de suporte a tomada de decisão, que ajude os gestores do curso BTI a compreender de que forma as escolhas de componentes curriculares feitas pelos alunos do curso estão relacionadas com as ênfases específicas.
Abstract: The Instituto Metrópole Digital (IMD) of the Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) offer a bachelor degree in Information Technology (BTI) that is an interdisciplinarity undergraduate course. This type of higher education is characterized by flexibility of curricular organization. Nowadays, there are six emphases where five are specific and one is general and the students can choose one of those. In this context, several problems arise for the course managers, such as the need to identify the most sought-after emphases in order to plan the supply of curricular components for the next semester in order to maximize the flow of students over the course. This work investigates the conception and development process of a data visualization tool to support decision making in this scenario. This tool assists the BTI course managers to realize how the course students choose curricular components relate to specific emphases.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34211
Outros identificadores: 200718266
Aparece nas coleções:CCET - TCC - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FerramentaVisualizaçao_CamposNeto_2017.pdfMonografia5,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.