Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34573
Title: Quadrilha Estilizada Junina São João: ensino não formal de dança a partir de processos coreográficos
Other Titles: Stylized Quadrille Junina São João: non-formal dance teaching based on choreographic processes
Authors: Souza, Nádson Brandão de
Advisor: Vieira, Marcílio de Souza
Keywords: Quadrilha junina;Dança popular brasileira;Processo coreográfico;Ensino não formal
Issue Date: 10-Dec-2020
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SOUZA, Nádson Brandão de. Quadrilha Estilizada Junina São João: ensino não formal de dança a partir de processos coreográficos. Orientador: Marcílio de Souza Vieira. 2020. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
Portuguese Abstract: O presente artigo tem como objetivo compreender o processo coreográfico da quadrilha estilizada Junina São João da cidade de Natal-RN, no ano de 2019, se constituindo como um estudo de caráter qualitativo/participativo, como também analisa as relações entre ensino-aprendizagem, metodologia e didática enquanto ensino não formal em Dança, que ocorrem nessa manifestação cultural, através de um relato de experiência da participação do autor desta pesquisa nesse processo enquanto brincante/pesquisador,e enfatizar a importância dessa manifestação no cenário cultural potiguar, enquanto um processo cultural e educativo em projetos artísticos.O arcabouço teórico promoveu o diálogo entre os seguintes autores (as): CHIANCA(2007) sobre os estudos a respeito da história das quadrilhas, e GOHN(2015) com suas pesquisas sobre o conceito de educação não formal.
Abstract: This article aims to understand the choreographic process of the stylized gang Junina São João from the city of Natal-RN, in 2019, constituting itself as a qualitative / participatory study, as well as analyzing the relationships between teaching-learning, methodology and didactics as non-formal teaching in Dance, which occur in this cultural manifestation, through an experience report of the participation of the author of this research in this process as a playful / researcher, and emphasize the importance of this manifestation in the cultural scenario of Rio Grande do Sul, as a cultural and educational in artistic projects. The theoretical framework promoted the dialogue between the following authors: CHIANCA (2007) on studies about the history of gangs, and GOHN (2015) with their research on the concept of non-formal education.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34573
Other Identifiers: 2014046239
Appears in Collections:CCHLA - TCC - Dança

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
QuadrilhaEstilizadaJunina_Souza_2020.pdfTCC de Nádson Brandão de Souza1,07 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons