Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34843
Título: A Wicca e a metamorfose da bruxa
Autor(es): Araújo, Kallyne Fabiane Pequeno de
Orientador: Vargas Neto, Sebastião Leal Ferreira
Palavras-chave: Bruxas;Wicca;Contemporaneidade
Data do documento: 2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: ARAÚJO, Kallyne Fabiane Pequeno de. A Wicca e a metamorfose da buxa. 2015. 88f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em História), Departamento de História, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo: A Wicca é uma religião que tem suas práticas voltadas à natureza. Muitos alegam ser ela uma religião antiga, vinda dos tempos primordiais da Antiga Europa e de culto à Deusa-Mãe e ao Deus Cornudo. Para outros, a Wicca é fruto da época do seu “fundador” Gerald Gardner, o século XX. Esta pesquisa tem como foco analisar a construção da imagem da bruxa ao longo da história com a intenção de discutir como os estereótipos e as representações da bruxa tornaram-se tão negativos e distorcidos durante séculos até chegar à contemporaneidade. Discutimos quais foram as contribuições da Wicca para a imagem da bruxa no mundo contemporâneo na tentativa de desmistificarem a visão da bruxaria como pacto demoníaco. A pesquisa trilhou dois caminhos: primeiro, uma revisão bibliográfica sobre o “estado geral da arte” relacionado à Wicca (onde analisamos obras clássicas, produções acadêmicas atuais, além de abordar outras tipologias documentais tais como: blogs, sites, filmes, séries, imagens e escritos produzidos pelos próprios adeptos da Wicca). Em um segundo momento, utilizamos a partir do método da História Oral, selecionando duas entrevistas com sacerdotes da religião. Nosso intuito foi demonstrar as transformações e permanências das representações construídas sobre a bruxa e a bruxaria em si. Desse modo, a Wicca apresentou ao mundo uma nova imagem da bruxa totalmente diferente dos estereótipos que foram criados, além de abrir o caminho para que outros ramos da bruxaria também se revelassem, legitimando no mundo atual, não apenas os wiccanianos, mas os bruxos modernos como sacerdotes que cultuam os deuses e a natureza.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34843
Outros identificadores: 2011053267
Aparece nas coleções:CCHLA - TCC - História (bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WiccaMetamorfoseBruxa_Araujo_20151,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.