Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34945
Título: Elementos motivadores e inibidores do consumo colaborativo: uma análise na perspectiva do consumidor
Autor(es): Martins, Raabe Alves
Orientador: Feitor, Carlos David Cequeira
Palavras-chave: Economia colaborativa;Consumo colaborativo;Perspectiva do consumidor
Data do documento: 2016
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: MARTINS, Raabe Alves. Elementos motivadores e inibidores do consumo colaborativo: uma análise na perspectiva do consumidor. 2016. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: Esta pesquisa objetiva analisar os elementos motivadores e inibidores do consumo colaborativo na perspectiva do consumidor, sob a óptica de seu entendimento. Com o propósito de investigar a opinião do entrevistado e o seu nível de conhecimento sobre a economia colaborativa, realizou uma pesquisa descritiva e qualitativa por meio da aplicação de questionários. A revisão teórica aborda conceitos sobre o consumo colaborativo, a economia colaborativa, peer inc, peer to peer e os tipos de consumo colaborativo, com o enfoque na compreensão de suas motivações e barreiras. Essa investigação permitiu compreender os fatores determinantes para tornar a economia colaborativa um tema potencial, capaz de motivar pessoas para seu consumo, a partir da verificação dos dados da segmentação dos respondentes, nas dimensões apresentadas da economia. O trabalho mostra a relevância econômica e seu poder socioambiental e cultural, e trás dados relevantes para o empresariado local. Ao final percebe-se que, para a maioria dos pesquisados, as plataformas de economia colaborativa foi bem avaliada. E, apesar de ser um movimento ainda novo no Brasil tem grandes aspirações para o surgimento e crescimento de novas plataformas dentro os estilos de consumo colaborativo.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34945
Outros identificadores: 2012909057
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ElementosMotivadores_Martins_2016.pdfAdministração2,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.