Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35070
Título: Liderança e estrutura organizacional: análise do perfil gerencial nas unidades comerciais da Ster Bom Ind. e Com.
Autor(es): Araújo, Gleyna Lemos Leonez de
Orientador: Sales, João Paulo Damásio
Palavras-chave: Liderança;Estilos de liderança;Estrutura organizacional
Data do documento: 2013
Editor: Administração
Referência: ARAÚJO, Gleyna Lemos Leonez de. Liderança e estrutura organizacional: análise do perfil gerencial nas unidades comerciais da Ster Bom Ind. e Com. 2013. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Abstract: O presente trabalho foi desenvolvido nas unidades comerciais da empresa Ster Bom, as chamadas Lojas Ster Bom Sorvetes Finos, localizadas na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. O estudo se caracteriza enquanto pesquisa interventiva exploratório descritiva, com informações de caráter participativo, cuja finalidade era não só produzir conhecimento científico, mas também atuar diretamente no grupo estudado, desenvolvendo-o. O estudo teve origem a partir de uma Pesquisa de Clima realizada com a liderança da organização, que revelou necessidades de desenvolvimento dos líderes. Tal Pesquisa de Clima foi realizada pelo Recursos Humanos da empresa, a partir de constantes observações da Direção no tocante ao comportamento dos líderes que eram analisados, na época, com um desempenho abaixo do esperado. Sua justificativa consiste em aprimorar as habilidades e competências deste grupo e atender a uma necessidade da empresa. O estudo tem por objetivo geral identificar os estilos de liderança existentes em cada uma das unidades comerciais, estudando se existe influência da estrutura organizacional na adoção destes estilos. Para tanto, tem como objetivos específicos: identificar os estilos de liderança de cada líder de todas as unidades comerciais na percepção dos liderados; identificar os estilos de liderança de cada líder de todas as unidades comerciais na percepção dos próprios líderes; possibilitar discussão com os líderes sobre as divergências e similitudes nos resultados encontrados com os liderados e com eles, quanto ao perfil de liderança; analisar se a estrutura organizacional possui influência nos estilos de liderança, e; promover aplicação de um Treinamento de Liderança, de modo a intervir na realidade organizacional. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se a Escala de Avaliação do Estilo Gerencial (EAEG), contendo itens no formato Likert de cinco pontos, e o Roteiro de análise da estrutura organizacional de Robbins (2004). Após as análises descritivas e inferenciais, constatou-se que a grande maioria dos líderes são avaliados por seus liderados e por si próprios com perfil gerencial voltado para a realização de tarefas – parte técnica da função – e que o modo como a empresa se estrutura possui influência direta na adoção deste perfil, uma vez que apresenta um organograma bastante verticalizado e a formulação de procedimentos rígidos no cumprimento de tarefas é ideal buscado pela alta direção, caracterizando-se como uma empresa de estrutura funcional. Ao final são apresentadas sugestões de aprimoramento estrutural da empresa, com sugestões de mudança.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35070
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LiderancaEEstrutura_Araujo_2013.pdf647,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.