Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35082
Título: Qualidade de vida no trabalho: um estudo de caso na Guarda Municipal do Natal
Autor(es): Laurentino, Thiago Aires
Orientador: Costa, Maria Teresa Pires
Palavras-chave: Qualidade de vida no trabalho;Guarda Municipal do Natal;Domínio
Data do documento: 18-Jun-2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: ALMEIDA, Tatiana Dias Pires de. Plano de negócios: Cleo’s - Espaço de Beleza. 2015. 119f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo: O objetivo desse trabalho foi descrever a qualidade de vida dos profissionais da Guarda Municipal do Natal, no Rio Grande do Norte. Para isso, foi usado um questionário aplicado nos guardas municipais com intuito de identificar os diversos aspectos que interferem na atuação de suas atividades. Entretanto, para entender o que as respostas do questionário expressam, foi mencionado no referencial teórico seis dos principais modelos de qualidade de vida no trabalho para se aprofundar no tema proposto. Com a coleta dos dados disponíveis no questionário QWLQ-bref, com 20 questões, foi possível analisar os dados e transformá-los em informações que foram necessárias para se chegar a uma conclusão. A técnica utilizada ainda dividiu o tema em domínios, que foram os físicos, psicológicos, pessoal e profissional, entretanto, nenhum desses domínios obtiveram uma média satisfatória de qualidade de vida no trabalho. Os resultados da pesquisa exploratória descritiva demonstraram um nível geral de qualidade de vida no trabalho neutro para nos guardas municipais do Natal, dando ênfase aos domínios profissional e psicológico que apresentaram nível insatisfatório. No final, foram feitas recomendações direcionadas para a Gestão da cidade do Natal, para que junto com a Secretaria Municipal de Defesa Social e o Comando da Guarda Municipal do Natal seja implementada ações a fim de aumentar o nível de QVT e consequentemente a satisfação e motivação dos componentes da Guarda Municipal do Natal gerando maior qualidade no serviço oferecido à população e um maior bem estar para os servidores estudados.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35082
Outros identificadores: 2009007000
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PlanoDeNegocios_Almeida_2015.pdfTexto completo1,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.