Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35090
Título: Plano de poupança voltado para aposentadoria
Autor(es): Cruz, Rodrigo Lima da
Orientador: Costa, Ruan Rodrigo Araújo da
Palavras-chave: Finanças pessoais;Planejamento financeiro;Aposentadoria;Controle financeiro
Data do documento: 2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: CRUZ, Rodrigo Lima da. Plano de poupança voltado para aposentadoria. 2015. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo: O presente trabalho aborda a questão do planejamento financeiro pessoal como ferramenta de controle que contribui para formação e complementação da aposentadoria. O trabalho se faz oportuno pelas recentes mudanças de regras na aposentadoria, alterações na Política econômica nacional que alteram e influenciam nas decisões de compra e uso do capital. Este trabalho também objetiva apresentar um plano de aposentadoria desenvolvido para um perfil genérico visando complementar sua renda quando chegar o momento no qual não deseje ou precise mais trabalhar e possa viver dignamente e com tranquilidade. A fundamentação teórica abordou conceitos gerais e básicos da educação financeira e planejamento financeiro pessoal, explanou o funcionamento dos regimes de previdência existentes no Brasil como também apresentou as principais opções de investimentos existentes no mercado financeiro brasileiro envolvendo renda fixa e variável. O estudo foi de natureza qualitativa e de caráter exploratório, foi utilizada pesquisa bibliográfica e documental, onde foi aplicado foi um estudo de caso de um perfil genérico caracterizado como João Silva, a metodologia baseou-se em levantamento de dados sobre o tema e a utilização de simulações para projetar as diversas situações de renda possíveis na aposentadoria. Os resultados do estudo mostraram que a partir das situações simuladas o tempo e a taxa de juros possuem grande influencia nos resultados do plano, que é necessário disciplina, regularidade e estudo para obter resultados satisfatórios no futuro. As simulações apresentaram que não se faz necessário muito dinheiro para iniciar os investimentos e que com estudo e escolha bem feita dos ativos é possível garantir um futuro financeiro tranquilo e que não se pode negligenciar o imposto de renda, as taxas e principalmente a inflação, que é um dos principais redutores da poupança formada. A pesquisa também tem o interesse e destacar a importância pelo estudo das finanças pessoais e motivar para que mais pessoas se atentem as necessidades que ocorrerão no futuro e possam realização seus sonhos e desejos, sem passar necessidades ou dificuldades que muitas ocorrem por conta da falta de dinheiro.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35090
Outros identificadores: 2012909084
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RodrigoLC_Monografia.pdfAdministração2,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.