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Título: Instagram como ferramenta de comunicação estratégica: um estudo de caso no Santa Madre Haus Bar em Natal
Título(s) alternativo(s): Instagram as a strategic communication tool: a study case at Santa Madre Haus Bar in Natal
Autor(es): Oliveira, Bárbara Moniza Salviano Targino de
Orientador: Araújo, Maria Valéria Pereira
Palavras-chave: Marketing digital;Cibercultura;Comportamento do consumidor;Redes sociais;Instagram;Santa Madre Haus Bar;Digital marketing;Cybercultura;Consumer behavior;Social networks
Data do documento: 30-Nov-2020
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: OLIVEIRA, Barbara Moniza Salviano Targino de. Instagram como ferramenta de comunicação estratégica: um estudo de caso no Santa Madre Haus Bar em Natal. 2020. 101f. Monografia (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2020.
Resumo: O objetivo deste trabalho é explorar e aprofundar os conceitos e estudos a respeito do uso da rede social Instagram como ferramenta eficaz de comunicação com vistas na analise da estratégia de comunicação digital do Santa Madre Haus Bar para atingir seu público-alvo e adentrar com êxito no mercado de bar/balada de Natal/RN. Complementar a isso e na ambição de entender a relevância social e comercial desse instrumento na comunicação, essa pesquisa também abordou estudos sobre a evolução do marketing, marketing digital, cibercultura, comportamento do consumidor na era da conectividade e mídias sociais. Nesse contexto, a evolução e democratização da internet e sua influência sobre as relações sociais e padrões de consumo reverberam na reformulação contínua do marketing, elevando essa ferramenta à dinâmica do espaço virtual. Em paralelo, redes sociais como o Instagram emergem populares nesse cenário, enquanto uma forte rede de comunicação baseada no relacionamento e no fluxo poderoso de conteúdo em grandes volumes. Logo, a participação das empresas nesse meio é de grande valia, a fim de acessar, se aproximar e criar vínculo com o público-alvo. A metodologia utilizada é composta de pesquisa exploratória e estudo de caso com o Santa Madre Haus Bar, bar lgbtqia+ friendly natalense. Desta forma, este trabalho visa mostrar e exemplificar como o Santa Madre fez uso do Instagram dentro de sua estratégia de comunicação para divulgação de sua inauguração. Como resultado, pode-se destrinchar os recursos da plataforma a fim de verificar o seu poder de comunicação ante a formatação de um planejamento estratégico de marketing digital coeso, objetivo e envolvente, que se converteu em uma relação fiel com o consumidor, capaz de lograr êxito em tornar o bar conhecido na cidade e garantir lotação máxima no estabelecimento no dia de sua inauguração.
Abstract: The goal of this project is to explore and go deep into the concepts and studies regarding the use of the Instagram social network as an effective communication tool in order to analyze the digital communication strategy of the Santa Madre Haus Bar to reach its target audience and successfully enter the bar/club market in Natal / RN. In addition, the ambition to understand the social and commercial relevance of this communication instrument, this research also addressed studies on the evolution of marketing, digital marketing, cyberculture, consumer behavior in the era of connectivity and social media. In this context, the evolution and democratization of the internet and its influence on social relations and consumption patterns reverberate in the continuous reformulation of marketing, elevating this tool to the dynamics of virtual network. In parallel, social networks like Instagram have emerged popular in this scenario, while a strong communication network based on relationships and the powerful flow of content in high volumes. Therefore, the participation of companies in this niche has a great value in order to access, get closer and create links with the target audience. The methodology used is composed of exploratory research and a study case with Santa Madre Haus Bar, a lgbtqia + friendly bar in Natal City. Thus, this Project aims to show and demonstrate how Santa Madre made use of Instagram within its communication strategy to publicize its opening day. As a result, it is possible to unravel the platform's resources in order to verify its communication power for the purpose of format a cohesive, objective and engaging digital marketing strategic plan, which has built a faithful relationship with the consumer, capable of achieving success in making the bar known in the city and guaranteeing maximum capacity in the establishment on the day of its opening.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35266
Outros identificadores: 2015035768
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