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Título: Práticas de marketing verde em empresas nordestinas que ofertam o produto de sistemas de energia solar fotovoltaica
Autor(es): Cortez, Renato Ramalho
Orientador: Orsini, Anna Carolina Rodrigues
Palavras-chave: Meio ambiente;Marketing;Marketing verde;Energia solar fotovoltaica;Environment;Green marketing;Photovoltaic solar energy
Data do documento: Nov-2020
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: CORTEZ, Renato Ramalho. Práticas de marketing verde em empresas nordestinas que ofertam o produto de sistemas de energia solar fotovoltaica. 2020. 85f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
Resumo: O cenário de mercado atual é de uma competitividade intensa. Existem estratégias de posicionamento de marca que auxiliam na tarefa das empresas em se destacarem nesse ambiente. O marketing verde é uma dessas ferramentas, pois é uma estratégia de marketing com foco nas vantagens, ou na ausência de efeitos prejudiciais, de produtos e serviços em seus processos de produção e no posicionamento das organizações no tocante ao meio ambiente. Dessa forma, o trabalho tem como objetivo avaliar em que medida empresas nordestinas que ofertam o produto do sistema de energia solar fotovoltaica utilizam o marketing verde no contexto de suas ofertas. Para isso, utilizou-se de uma pesquisa empírica, descritiva e com análise de dados de natureza quantitativa pela formulação de um questionário para que as empresas do universo da pesquisa respondessem as questões desenvolvidas, estas baseadas no estudo do referencial teórico do trabalho. Com as respostas, possibilitou-se avaliar o perfil das empresas, dimensionar seus compostos de marketing verde, e quais eram as práticas dessa estratégia de marketing que ocorriam nessas organizações. Sendo assim, apesar das limitações do trabalho, este contribuiu para um levantamento de maiores informações e análise do marketing verde no cenário organizacional, principalmente no setor de oferta de sistemas de energia solar fotovoltaica no Nordeste brasileiro.
Abstract: The current market scenario is one of intense competition. There are strategies for brand positioning that help companies to excel in this environment. Green marketing is one of these tools, as it is a marketing strategy with a focus on the advantages, or the absence of harmful effects, of products and services in their production processes and in the positioning of organizations in relation to the environment. Thus, this academic work aims to assess the extent to which Northeastern companies that offer the product of the photovoltaic solar energy system use green marketing in the context of their offerings. For this, an empirical, descriptive research with analysis of data of a quantitative nature was used by formulating a questionnaire so that companies in the research universe could answer the questions developed, based on the study of the theoretical framework of the academic work. With the answers, it was possible to evaluate the profile of the companies, dimension their green marketing compounds, and what were the practices of this marketing strategy that occurred in these organizations. Thus, despite the limitations of this academic work, this contributed to a survey of more information and analysis of green marketing in the organizational scenario, mainly in the sector of supply of photovoltaic solar energy systems in Northeast Brazil.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35273
Outros identificadores: 20190009175
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