Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35294
Título: Comportamento de consumo em supermercados de Natal: a ótica de gestores em cenário de pandemia
Autor(es): Almeida, Ianne Silva Cortêz de
Orientador: Thelma, Pignataro
Palavras-chave: Pandemia;Covid-19;Comportamento do consumidor;Gestor;Supermercados
Data do documento: 20-Abr-2021
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: ALMEIDA, Ianne Silva Cortêz de. Comportamento de consumo em supermercados de Natal: a ótica de gestores em cenário de pandemia. 2021. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Resumo: A pandemia da Covid-19 é a maior emergência de saúde pública a nível mundial, sabe-se que esta trouxe consigo transformações profundas à sociedade e, especialmente, ao mercado empresarial de supermercados. Sabe-se que os indivíduos, suas relações, modos de viver, trabalhar e consumir são impactados, exigindo novos modelos de negócios. Para compreender todo este contexto, o presente estudo teve como objetivo geral analisar a percepção do consumo em cenários de pandemia, na ótica dos gestores de supermercado da cidade de Natal. Trata-se de uma pesquisa aplicada, descritiva e exploratória de abordagem quantitativa, que utilizou para a coleta de dados a aplicação de questionários. Contudo, é valido ressaltar que o congelamento temporal de muitas atividades reflete diretamente no consumidor, além de existir preocupações crescentes sobre os efeitos frente a necessidade de sustentar regras de comportamento, como o distanciamento social para reduzir o risco de novos contágios de vírus no futuro. Acrescenta-se ainda, que o consumidor está aprendendo a consumir nos novos tempos e bastante propenso a fazer esse processo de aprendizado em conjunto com seu fornecedor. Em conclusão, os gestores acreditam nos aspectos passíveis de melhorias e indica uma esperança em tempos de maior compartilhamento entre as partes, em busca de um mundo melhor e mais equânime. O estudo, apesar de ser local, cria oportunidades para novas pesquisas. É sugerido que tenha uma dedicação especial para a compreensão da relação entre o comportamento do consumidor e o consumidor final diante a pandemia do coronavírus, não estudado neste trabalho de conclusão de curso.
Abstract: The Covid-19 pandemic is the largest public health emergency in the world, it is known that this has brought about profound changes in society and, especially, in the supermarket business market. It is known that nodes, their relationships, ways of living, working and consuming are impacted, requiring new business models. To understand this whole context, the present study aimed to analyze the perception of consumption in pandemic scenarios, from the perspective of supermarket managers in the city of Natal. It is an applied, descriptive and exploratory research with a quantitative approach, which uses questionnaires to collect data. However, it is worth noting that the temporal freeze of many activities directly reflects on the consumer, in addition to growing concerns about the side effects of the need to sustain rules of behavior, such as social distance to reduce the risk of new virus contagions in the future. It is also added that the consumer is learning to consume in the new times and is quite prone to do this learning process together with his supplier. In conclusion, managers believe in aspects that can be improved and indicate hope in times of greater sharing between the parties, in search of a better and more equitable world. The study, despite the location, creates opportunities for further research. It is suggested that you have a special dedication to understanding the relationship between consumer behavior and the final consumer in the face of the coronavirus pandemic, not studied in this course conclusion paper.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35294
Outros identificadores: 2014092939
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ComportamentoConsumoSupermercados_Almeida_2021.pdf573,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons