Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35415
Título: Diagnóstico de custos e despesas em uma empresa de consultoria empresarial: o caso da Ponto De Referência.
Autor(es): Rocha, Laryssa Tayanne de Carvalho
Orientador: Capistrano, Ermerson de Oliveira
Palavras-chave: Custos;Diagnóstico;Tomada de decisões
Data do documento: 2012
Editor: Administração
Referência: ROCHA, Laryssa Tayanne de Carvalho. Diagnóstico de custos e despesas em uma empresa de consultoria empresarial: o caso da ponto de referência. 2012. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Abstract: O referido estudo procurou analisar, através de pesquisas das informações literárias e com estudo de caso, destacar a importância da análise de custos como um dos pilares de sustentabilidade e rentabilidade das organizações ligadas a serviços. A análise de custos tornou-se uma ferramenta fundamental no controle e gestão da lucratividade das empresas. No decorrer deste trabalho, o diagnóstico dos custos da empresa assim como a sua importância para o desenvolvimento e crescimento da mesma no segmento em que atua será abordado, com ênfase na tomada de decisões gerenciais, através de uma análise do atual estágio da organização em termos de custeio, tendo por base as diferentes visões e perspectivas dos estudiosos da área para o devido embasamento do estudo. Buscou-se ainda demonstrar que, através desta análise pode o gestor verificar e acompanhar a real situação que a organização se encontra, usando ferramentas como ponto de equilíbrio e a margem de contribuição de cada serviço prestado, objetivando alcançar as metas fim da organização. Nas empresas de serviços são de grande importância as informações gerenciais - mormente no que se refere a custos - para as tomadas de decisões, sejam estas básicas do dia a dia da empresa ou mesmo estratégicas.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35415
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DiagnosticodeCustos_Rocha_2012.pdf436,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.