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Título: Visual Merchandising no setor panaderil: uma análise semiótica na Panificadora Fornalha
Autor(es): Azevedo, Ana Flávia Cocentino
Orientador: Pignataro, Thelma
Palavras-chave: Marketing;Visual merchandising;Mercado panaderil
Data do documento: 2017
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: AZEVEDO, Ana Flávia Cocentino. Visual Merchandising no setor panaderil: uma análise semiótica na Panificadora Fornalha. 2017. 84f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: O setor panaderil é um ramo em constante modernização, que movimenta bilhões de reais por ano no Brasil. Por outro lado, o merchandising se apresenta como conjunto de técnicas que permitem a impulsão de vendas para diversos tipos de negócio, sendo um grande aliado das organizações. Dessa forma, a presente pesquisa desenvolveu um estudo de caso na panificadora Fornalha, localizada em Parnamirim, Rio Grande do Norte, a fim de analisar as ferramentas de visual merchandising utilizadas na padaria, através de técnicas de análise semiótica. A pesquisa é do tipo exploratória qualitativa, subtítulo estudo de caso, utilizando para coleta dos dados a observação via análise semiótica. A amostra foi composta de cento e catorze fotografias obtidas entre setembro e outubro de 2017 para interpretação de iconográficos. Os resultados apontam a utilização das ferramentas de visual merchandising através da atmosfera de loja no que tange a decoração e visibilidade, conforto e facilidades, localização e estacionamento; do layout por meio de mobiliário especializado, agrupamento por categorias e áreas de circulação da loja; de cores, pelo uso das mesmas para atração do público e valorização de mercadorias; exibitécnica para ambientação interna, acesso aos produtos, definição de áreas positivas e negativas, agrupamento por categorias e utilização de produtos impulsionadores; e exposição dos produtos por meio de diferentes métodos. Constata-se a existência de lacunas na ambientação de loja, divisão de áreas, utilização de cores adequadas e iluminação de produtos. É proposto que sejam corrigidas, pois, a utilização das ferramentas adequadas de visual merchandising proporciona a panificadora melhoria no alcance e satisfação dos clientes.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35515
Outros identificadores: 2014038139
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

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