Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35663
Título: Iniciativas em Big Data e Analytics nas organizações brasileiras: uma pesquisa com usuários da informação
Autor(es): Diniz, Igor Vinicius de Lucena
Orientador: Medeiros, Marcos Fernando Machado de
Palavras-chave: Big data;Analytics;Dados;Usuários da informação
Data do documento: 12-Dez-2018
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: DINIZ, Igor Vinicius de Lucena. Iniciativas em Big Data e Analytics nas organizações brasileiras: uma pesquisa com usuários da informação. 2018. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Resumo: A partir da observação do crescente volume de dados, que são gerados a partir de diversos dispositivos, surgiu um movimento no mundo corporativo em que as organizações voltaram sua atenção ao aproveitamento de toda essa massa de dados, passando a utilizá-los nos mais variados processos de negócios, incluindo o processo decisório e a criação de novos produtos e serviços, tornando-se organizações orientadas à dados. Com o constante avanço tecnológico, surgiram aplicações computacionais, ferramentas e métodos capazes de facilitar esse processo, e esse conjunto de tecnologias ficou conhecida como Big Data e Analytics, que convergiram e complementam-se com o objetivo de utilizar e aproveitar todos os dados disponíveis para as organizações, sejam eles transacionais e internos, ou externos e não-estruturados. Em paralelo, as organizações cada vez mais passam a aderir as tecnologias e a adquirir os recursos necessários, tanto humanos, quanto tecnológicos, para implementar efetivamente o Big Data e Analytics ao seu ambiente de negócios, com o objetivo de tornar cada vez mais robusta a capacidade analítica e, consequentemente, obter vantagens competitivas em um mercado cada vez mais global e integrado com a Internet. Para tanto, foi realizado um levantamento teórico-conceitual sobre Big Data e Analytics para, em seguida, avaliar como as organizações no mercado brasileiro com essa iniciativa estão aderindo a essas tecnologias sob vários aspectos através de uma pesquisa realizada com seus profissionais, sejam executivos, especialistas, consultores ou analistas de negócios, com o objetivo de conhecer o atual cenário no âmbito nacional em organizações que notadamente se interessam pelas tecnologias por possuírem profissionais com as competências necessárias, neste caso os usuários da informação, respondentes da pesquisa. Os dados obtidos foram analisados levando em consideração as médias, desvio-padrão, variância e coeficiente de variação e os resultados sugerem que o mercado brasileiro atualmente está aderindo a essas tecnologias e passando a atribuir valor aos dados, que passam cada vez mais a fazer parte dos processos organizacionais, contribuindo de forma ágil e eficaz.
Abstract: From the observation of the growing volume of data, which is generated from several devices, a movement in the corporate world arose in which the organizations turned their attention to the use of all this mass of data, beginning to use them in the most varied processes including the decision-making process and the creation of new products and services, becoming data-driven organizations. With constant technological advancement, computational applications, tools and methods have emerged to facilitate this process, and this set of technologies has become known as Big Data and Analytics, which converge and complement each other in order to utilize and harness all available data for organizations, be they transactional and internal, or external and unstructured. In parallel, organizations are increasingly adopting the technologies and acquiring the necessary human and technological resources to effectively implement Big Data and Analytics in their business environment, with the goal of making analytical capacity and thus gain competitive advantage in an increasingly global and integrated market with the Internet. For that, a theoretical-conceptual survey on Big Data and Analytics was carried out to evaluate how the organizations in the Brazilian market with this initiative are adhering to these technologies in several aspects through a research done with their professionals, be they executives, experts, consultants or business analysts, with the objective of knowing the current scenario in the national scope in organizations that are interested in the technologies because they have professionals with the necessary competences, in this case the users of the information, respondents of the research. The obtained data were analyzed taking into account the means, standard deviation, variance and coefficient of variation and the results suggest that the Brazilian market is currently adhering to these technologies and starting to attribute value to the data, which are becoming increasingly part of the organizational processes, contributing in an agile and effective way.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35663
Outros identificadores: 2014092859
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Iniciativas em Big Data e Analytics_Diniz_2018.pdf743,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons