Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36038
Título: Uso de processos de designação usual e de substituição por pré-escolares em desenvolvimento típico
Autor(es): Lucena, Claudya Katharyni Tito Xavier de
Orientador: Cáceres-Assenço, Ana Manhani
Palavras-chave: Vocabulário;Pré-escolar;Linguagem;Estudos de Linguagem;Testes de Linguagem
Data do documento: 29-Nov-2019
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: LUCENA, Claudya Katharyni Tito Xavier de. Uso de processos de designação usual e de substituição por pré-escolares em desenvolvimento típico. 2019. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Departamento de Fonoaudiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Resumo: Objetivo: verificar o desempenho de pré-escolares potiguares em tarefas de vocabulário expressivo, mediante a ocorrência de designação de vocábulo usual, não designação e processos de substituição, além de analisar o tipo e a frequência dos processos de substituição utilizados por essa população. Método: a amostra foi composta por 42 crianças de ambos os sexos com faixa etária entre 4 anos e 6 anos e 11 meses. Para avaliação do desempenho, foi utilizado o teste de vocabulário expressivo – ABFW e a análise das respostas considerou designação verbais usuais, não designações, e processos de substituição de acordo com o manual do teste. Resultados: o desempenho dos pré-escolares indicou que a ocorrência de designação verbal usual é maior do que de processos de substituição e não designação. A porcentagem de designação verbal usual foi maior aos 6 anos do que aos 4 anos. Não foi observada diferença estatística entre os campos semânticos nas diferentes faixas etárias. Os campos semânticos “animais” e “brinquedos e instrumentos musicais” estavam adequado nas três faixas etárias. “Profissões” apresentou aumento, enquanto não designação a ocorrência foi baixa. Os processos de substituição com maior ocorrência foram co-hipônimo próximo, atributo semântico pertinente e hiperônimo imediato. Conclusão: A designação por vocábulo usual é maior do que processos de substituição e não designação. Os processos de substituição com maior ocorrência foram co-hipônimo próximo, atributo semântico pertinente, hiperônimo imediato, mudança de categoria gramatical e definição de função.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36038
Outros identificadores: 20160139517
Embargado até: 2022-01-31
Aparece nas coleções:CCS - TCC - Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UsodeProcessosdeDesignaçãoUsual_LUCENA_2019Texto Completo927,57 kBUnknownVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.