Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36096
Título: Desigualdade de gênero no acompanhamento de pacientes pediátricos: uma análise no Hospital Maria Alice Fernandes
Autor(es): Silva, Nicolle Jécika Dantas da
Orientador: Sousa, Josivânia Estelita Gomes de
Palavras-chave: Relações de Gênero;Família;Mulher
Data do documento: 2013
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SILVA, Nicolle Jécika Dantas da. Desigualdade de gênero no acompanhamento de pacientes pediátricos: uma análise no Hospital Maria Alice Fernandes. 2013. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso pauta-se no estudo da desigualdade de gênero como tema de discussão e análise das ciências sociais, com foco nos acompanhamentos do Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes. Nos acompanhamentos aos/às pacientes internados/as no Hospital, é visível a predominância de mulheres na esmagadora maioria dos casos, fenômeno que estimulou a pesquisa, a partir do questionamento de como essa desigualdade se estabelece. Desse modo, sustenta sua reflexão trazendo o resgate: do estudo das relações de gênero, dos ditames do patriarcado e da divisão sexual do trabalho, direcionando o exame sobre as práticas estabelecidas nesses campos de análise; das configurações familiares, de como elas se organizam e de como as trocas intersubjetivas estabelecidas entre seus membros influenciam na construção de novas relações humanas; de como a inserção da mulher nos espaços públicos provocou significativas mudanças nas relações familiares e na posição da categoria feminina em sociedade. O estudo em questão objetivou-se, através de pesquisa documental, bibliográfica e de campo com entrevistas às acompanhantes, visando problematizar os motivos geradores dessa divisão de papeis entre homens e mulheres, bem como as consequências acarretadas na vida das mulheres acompanhantes, que abdicam de qualquer outra atividade para dedicar-se aos cuidados da criança internada. Nessa perspectiva, elaborou-se, a partir das entrevistas, um perfil socioeconômico familiar dessas mulheres, visando compreender a realidade em que as mesmas estão inseridas e foi delineada uma análise de como essas enxergam as relações de gênero. Os resultados indicam que, historicamente, se construiu uma naturalização das formas de dominação masculina sobre a categoria feminina e suas consequências refletem cotidianamente nas ações e tarefas dessas mulheres.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36096
Outros identificadores: 2010032810
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NicolleJDS_Monografia.pdfServiço Social880,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.